19/09/2024 09h00

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves dá início ao Ambulatório de toxina botulínica

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, deu início ao funcionamento de um novo serviço que promete melhorar a qualidade de vida de pacientes, favorecendo a reabilitação e melhorando a capacidade funcional. O Ambulatório de toxina botulínica é um avanço significativo no tratamento de patologias neurológicas.

Maria Helena Chagas Ferreira, de 60 anos, residente na Serra, que há sete anos convivia com sintomas debilitantes, fez a primeira consulta no novo ambulatório. “Tenho uma dor de cabeça terrível, o lado direito treme, sinto dor intensa, minha boca fica torta e meu olho lacrimeja. Hoje, será uma mudança de vida para mim”, afirmou Maria Helena Ferreira, expressando a esperança em relação ao novo tratamento.

Além dela, Maria de Fátima de Andrade Melo, de 56 anos e moradora de Vitória, também recebeu atendimento no ambulatório. Maria de Fátima Melo sofre com espasmos no lado direito do corpo e começará um tratamento contínuo com a toxina botulínica a cada três meses. “A médica solicitou, inicialmente, um frasco de toxina botulínica para tratar meus espasmos”, explicou.

O Ambulatório de toxina botulínica é liderado pela neurologista Marina Amorim Fim Tanure. A médica explica que, neste ambulatório, a toxina botulínica é indicada no tratamento de patologias neurológicas e não para fins estéticos. “O medicamento é usado em pacientes que sofrem de problemas neurológicos e sequelas motoras, por exemplo. Pacientes com espasmos, espasticidade e distonias para melhorar sua funcionalidade e garantir uma qualidade de vida”, esclarece a médica.

Marina Amorim Fim Tanure afirma ainda que a toxina botulínica é uma alternativa terapêutica importante para pacientes em processo de reabilitação motora. “O uso do medicamento nesses pacientes facilita o trabalho da fisioterapia e melhora a capacidade funcional, reduzindo deformidades e, inclusive, limitando intervenções cirúrgicas”, completou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245 / 3331-7589
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br



2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard