05/11/2019 08h00

Hospital Estadual Dr. Jayme sedia entregas do Programa CNH Social do Detran-ES

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, foi palco para a etapa de Sensibilização pela Vida no Trânsito do Programa CNH Social, ofertado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES). Na última quinta (31) e sexta-feira (01), o auditório da unidade recebeu cerca de 300 pessoas de todo o Estado contempladas com a carteira de habilitação.

A novidade para esse ano ficou por conta da localidade escolhida para a entrega dos documentos. Para o diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, a ideia é sensibilizar e conscientizar sobre as responsabilidades no trânsito.

“Propusemos que essa etapa fosse realizada dentro de um hospital para mostrar a realidade das vítimas e dos acidentes de trânsito. Queremos agradecer ao Hospital Dr. Jayme pela disponibilidade e a contribuição em participar e apresentar os números, além do depoimento de um paciente”, comentou Vieira.

O coordenador médico do setor de Urgência e Emergência do Hospital Dr. Jayme, Alexandre Bittencourt, apresentou os números de atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito realizados na unidade. Ele apontou dados estatísticos e, ao final, exibiu um vídeo com um compilado de casos. Logo após, o paciente Alcemir Knaak, de 32 anos, morador de Santa Teresa, internado há mais de 35 dias no hospital, contou sobre seu acidente.

“Eu estava de moto e um motorista bêbado bateu em mim. O pior disso tudo é que ele não teve a coragem de me socorrer. Como tive fratura exposta, eu poderia ter morrido, se não fossem populares que me ajudaram. O que eu tenho a dizer para vocês é que trânsito é consciência. Respeitem as leis e, caso provoquem algum acidente, socorram as vítimas. Vocês são responsáveis por seus atos”, falou emocionado.

Além dos beneficiários do programa, participaram do evento a superintendente da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), organização social que administra o Hospital Dr. Jayme, Sirlene Motta de Carvalho; a diretora da Central de Serviços Compartilhados da Aebes, Vera Mantelmach; o diretor geral do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Rogerio Griffo; o diretor de Habilitação, Veículos e Fiscalização, Marcus Perozini; o superintendente Regional de Saúde Metropolitana, Luiz Carlos Reblin.

Informações à imprensa:
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes