Hospital Estadual São Lucas promove palestra para estudantes de Enfermagem
.jpg?v=638732177129136980)
Alunos do primeiro período do curso de Enfermagem participaram, na manhã desta segunda-feira (28), de uma palestra sobre doação de órgãos, conduzida pela enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do Hospital Estadual São Lucas, Ana Paula Curty Stinghel. O evento aconteceu em uma faculdade particular de Vitória.
Ana Paula explicou para os alunos os processos para a doação de órgãos e a importância de as pessoas comunicarem, em vida, a intenção de doar. “A doação de órgãos é consentida e não presumida, ou seja, ela só pode acontecer a partir da autorização de parentes de primeiro e segundo graus do doador falecido, como irmãos, cônjuges, pais ou filhos”, disse.
A enfermeira acrescentou que, antigamente, o doador podia expressar sua vontade de doar, registrando na carteira de identidade e na carteira nacional de habilitação (CNH), porém, essa alternativa tornou-se inválida em dezembro de 2000.
A estudante Simone Cristina destacou a palestra como uma oportunidade de aprendizado. “Em muitas ocasiões, a falta de informação é um dos motivos para negar a doação. Muitas vidas poderão ser salvas se houver maior conscientização das pessoas sobre o assunto”, concluiu.
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual São Lucas
E-mail: comunicacao.heue@heueprosaude.org.br
Tel: (27) 3194-0122
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643