19/02/2020 15h57 - Atualizado em 19/02/2020 16h00

Hospital Infantil de Vila Velha amplia vacinação de Palivizumabe

Foto: Divulgação SES Pernambuco

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, vai ampliar o atendimento para a vacinação de Palivizumabe. O período de vacinação vai começar nesta quinta-feira (20) e serão disponibilizados quatro dias por mês ao invés de apenas um dia, como nos anos anteriores.

O Palivizumabe é um medicamento de alto custo, indicado para prevenção do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas de até 2 anos. A vacina é oferecida gratuitamente, através da abertura de processo para obtenção do material nas Farmácias Cidadãs Estaduais e nas unidades hospitalares quando o paciente estiver internado.

Por seu padrão sazonal, o VSR circula principalmente no inverno, causando infecções respiratórias, desde otite média até pneumonia e bronquiolite, aumentando muito a morbidade e mortalidade infantil, sendo responsável por até 75% das internações por bronquiolite e 40% das internações por pneumonia durante os meses do inverno.

No Espírito Santo, o período de sazonalidade do VSR se dá durante os meses de março a julho. As crianças que apresentam maior risco para infecção pelo VSR são os prematuros e os portadores de doença cardiopulmonar.

Em 2019, o Hospital Infantil de Vila Velha realizou 430 atendimentos de Palivizumabe. A enfermeira coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização do Himaba, Joszilene Teodoro de Jesus, ressalta a relevância da ampliação deste serviço. “O aumento dos dias de aplicação de Palivizumabe foi um ganho não só para o hospital como para o paciente. Teremos melhores condições de organização do serviço interno, além de promover maior conforto do usuário, inclusive com a redução no tempo de espera, já que atendemos não só a população local, como também usuários de municípios vizinhos que dependem de transporte municipal para terem acesso ao Himaba”, explicou a coordenadora.

Prevenção

O Palivizumabe é uma medida preventiva, através de uma imunização passiva obtida com a utilização de anticorpo monoclonal humanizado, que tem se mostrado eficaz na prevenção das doenças graves pelo VSR, por apresentar atividade neutralizante e inibitória da fusão contra este vírus. A administração mensal do Palivizumabe durante a sazonalidade do VSR reduz de 45% a 55% a taxa de hospitalização relacionada à infecção por este vírus. As crianças internadas, com tratamento prévio com Palivizumabe têm menor número de dias de hospitalização e de dias com necessidade de oxigênio.

Todas as crianças que estejam dentro dos critérios estabelecidos têm direito de receber o Palivizumabe gratuitamente tanto em nível ambulatorial (em polos de aplicação credenciados) quanto em nível hospitalar, independentemente do local de internação (seja hospital público, filantrópico ou privado; desde que credenciado junto à Sesa), e da classe socioeconômica.

As crianças contempladas com o medicamento deverão apresentar obrigatoriamente um dos seguintes critérios: prematuros extremos de até 28 semanas e seis dias; crianças menores de 2 anos de idade com doença pulmonar crônica da prematuridade; menores de 2 anos de idade com cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica.

Acesso ao medicamento

Para ter acesso ambulatorial ao medicamento, é necessário procurar uma das Farmácias Cidadãs Estaduais com toda a documentação médica. Para ter acesso à lista de documentos, clique aqui. 

Os pedidos serão analisados na Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF) e, caso atendam aos critérios de inclusão definidos em protocolo, será agendada uma data para aplicação do medicamento.

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
comunicacao.himaba@igh.org.br
(27) 3636-3187

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard