Hospital Infantil de Vila Velha participa de Projeto de Implantação Nacional de Melhoria da Higiene das Mãos em Serviços de Saúde

Lavar as mãos. Um gesto aparentemente simples, mas que pode salvar vidas. É este o intuito da Organização Mundial de Saúde (OMS), que propôs, em 2004, a “Aliança Mundial para a Segurança do Paciente”, com objetivo de reduzir os riscos associados às infecções relacionadas a assistência à saúde.
Pela Aliança, o primeiro Desafio Global de Segurança do Paciente está focado na higienização das mãos. Essa proposta tem como lema “Uma assistência limpa é uma assistência mais segura”, e conta com o comprometimento de vários países do mundo, com a inclusão do Brasil em 2007.
Reconhecendo a importância de focar na higienização das mãos, a Coordenação do Projeto de Implantação Nacional da Estratégia Multimodal de Melhoria da Higiene das Mãos em Serviços de Saúde para a Segurança do Paciente propôs a realização deste projeto nas unidades hospitalares de todo o Brasil visando disponibilizar ferramentas da OMS adaptadas para os serviços de saúde que possuam leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Desta forma, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, aderiu ao projeto e está comprometido a implantar os componentes propostos no hospital. O local escolhido para iniciar do treinamento foi a UTI Neonatal.
No Himaba o projeto compromete todos os colaboradores do setor, capacitando e discutindo a criação de estratégias que visam à higienização das mãos como carro chefe.
A execução do projeto foi dividida em cinco blocos: observação; aplicação de questionário de conhecimento qualitativo; apresentação dos dados iniciais para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); treinamento prático; e questionário final de avaliação.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Himaba, Beatriz Junqueira, a conscientização dos profissionais sobre a importância da higienização das mãos é um grande e constante desafio nos serviços de saúde. “A higienização das mãos é a medida mais simples, de menor custo e mais efetiva para evitar as infecções relacionadas à assistência à saúde. Este projeto irá orientar e motivar as pessoas sobre a importância desta prática para aumentar a segurança do paciente dentro da instituição”, disse.
O projeto acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)
E-mail: comunicacao.himaba@igh.org.br
Tel: (27) 3636-3187
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643