Hospital Infantil de Vila Velha promove ação no dia Mundial da Segurança do Paciente
%20(002).jpeg?v=638734082790444200)
O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, promoveu, nesta terça-feira (17), uma ação em comemoração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente. O objetivo foi sensibilizar profissionais, pacientes, acompanhantes e familiares sobre os cuidados com a saúde e ampliar, em cada profissional e usuário da unidade, a importância dos protocolos necessários para um atendimento seguro e de excelência ao paciente.
Com o tema “Fale Pela Segurança do Paciente”, a ação teve como foco principal as seis metas internacionais de Segurança do Paciente: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração dos medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimentos e pacientes corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
As comemorações começaram com várias atividades com palestras e sorteio de brindes ao final.
Durante o evento, um expositor foi instalado no corredor próximo ao refeitório com demonstrações de como trabalhar a segurança do paciente. Para tornar a ação mais participativa, as pessoas que passavam próximo ao expositor eram convidadas a conhecer os corretos processos de segurança do paciente com perguntas relacionadas ao assunto.
Além disso, uma iluminação externa foi montada para deixar o prédio do hospital na cor laranja, que é dedicada à campanha de segurança do paciente. A iluminação temática ficará até o fim desta semana, assim como balões na mesma cor que decoram a unidade.
Para a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Himaba, Beatriz Junqueira, inserir os colaboradores da unidade nestes processos é uma oportunidade de ampliar a cultura da segurança do paciente. “É a partir do conhecimento que as pessoas se transformam em agentes de boas práticas, tornando a assistência mais participativa, segura e de qualidade”, afirmou.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
(27) 3636-3187