Hospital Infantil de Vila Velha realiza festa para bebês prematuros

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, realiza nesta quarta-feira (28) a sétima edição da tradicional Festa da Família Canguru. O evento tem a intenção de reunir pais e crianças que nasceram prematuras no hospital.
Para a pediatra Maria Negri Alves o momento é de festa, mas também de conscientização. “Fico muito feliz e até emocionada em ver essas crianças que nasceram tão pequenas e frágeis, hoje grandes e saudáveis. Essa é a certeza de que estamos no caminho certo, cuidando da prematuridade. São vários os motivos que levam o bebê a nascer prematuro, mas é o tratamento adequado que vai determinar que ele, no futuro, seja uma criança saudável”, disse.
A Festa da Família Canguru acontece no mês de novembro, que é considerado o Mês Internacional de Conscientização sobre a Prematuridade. O Himaba é hoje uma das referências no tratamento de complicações e no atendimento do bebê prematuro no Espírito Santo. Na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) existe uma ala especializada para receber e dar o atendimento adequado a esses pequenos, além de realizar outras terapias como o Método Canguru – modelo de assistência ao recém-nascido prematuro, internado na Utin, e sua família, voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial. No método canguru, o bebê prematuro é colocado em contato pele a pele com sua mãe, tendo o seu desenvolvimento mais agilizado.
A Festa do Prematuro será às 14 horas, no refeitório do hospital, que recebeu uma decoração especial para receber as famílias. No cardápio terá bolo, docinhos, pipoca, refrigerante e distribuição de lembrancinhas. São esperadas 150 crianças que nasceram prematuras na unidade nos últimos sete anos.
Certificação
Em 2013, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba) foi certificado pelo Ministério da Saúde como referência estadual para a atenção humanizada ao recém-nascido com peso inferior a 2,5 quilos (Método Canguru) tornando-se polo de capacitação do Método.
O Canguru é adotado desde 2008 pelo Himaba, quando as mamães podiam ficar com seus bebês durante o dia na Utin. Com a criação de uma enfermaria própria para esse atendimento, em janeiro de 2011, o vínculo passou a ser integral na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca). O Himaba foi a 6ª unidade hospitalar no País a receber essa certificação.
Foto: Acervo Sesa-ES
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)
E-mail: comunicacao.himaba@igh.org.br
Tel.: (27) 3636-3187
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/ 3347-5643