16/01/2020 15h41 - Atualizado em 16/01/2020 16h43

Hospital Infantil de Vila Velha recebe nova climatização

O verão chegou e vem registrando altas temperaturas em todo o Estado. Pensando nisso, o Instituto Gnosis, organização social responsável pela administração do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, está finalizando o projeto de readequação da nova climatização da unidade. Ao todo, 96 aparelhos de ar-condicionado estão sendo adquiridos.

A iniciativa visa à melhoria do bem-estar de usuários do hospital e seus colaboradores, a segurança sanitária e a humanização no atendimento. A previsão é que a todo o projeto da nova climatização seja concluído ainda em janeiro.

Com o desligamento da “torre alpina”, que é o ar-condicionado central, feita pela Gnosis, houve a substituição do sistema por aparelhos individuais locais reduzindo o risco de infecção, vazamentos e barulho, além de diminuir os custos com energia e água, gerando ainda economia de recursos.

O sistema antigo apresentava várias não conformidades técnicas, baixa eficiência para os padrões de climatização preconizados pela Vigilância Sanitária Estadual e funcionava desde a inauguração do Himaba, por isso, a necessidade da readequação.

As recepções do pronto-socorro e do ambulatório estão ganhando máquinas mais potentes para minimizar as altas temperaturas, assim como as enfermarias. Já na recepção social, que não era climatizada, aparelhos de ar-condicionado estão em instalação.

A dona de casa Maria Auxiliadora Ramos dos Santos presenciou a instalação dos novos aparelhos na recepção social e aprovou a iniciativa. “Nossa, com esse calorão vai ser bem melhor ficar aqui quando a gente precisa esperar algum atendimento. Ninguém mais vai querer ficar lá fora aguardando”, brincou.

De acordo com diretor administrativo do Instituto Gnosis, Lucas Sartori, um sistema de condicionamento de ar adequado e eficiente é fundamental em ambientes hospitalares. “Essa climatização vai muito além de simplesmente proporcionar conforto térmico aos usuários e colaboradores. Esse novo sistema deve ser capaz de ampliar a melhoria da qualidade do ar, colaborar no tratamento dos pacientes e diminuir o risco de infecções no local”, explicou Sartori.

 

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

(27) 3636-3187

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard