25/02/2016 14h38 - Atualizado em 25/02/2016 15h46

Hospital Infantil de Vitória forma mais uma turma de residentes

Mais uma turma concluiu o Programa de Residência Médica em Pediatria do Hospital Estadual Infantil de Vitória. A entrega do diploma aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ao todo, 20 profissionais concluíram a formação em pediatria, 01 em pneumologia pediátrica e 02 em medicina intensiva pediátrica.

O coordenador-geral do Programa de Residência Médica em Pediatria, o médico Antônio Lima Netto, lembrou que o Hospital Estadual Infantil de Vitória caminha para ser uma instituição centenária e que praticamente metade de sua história é marcada pela formação de médicos. “Digo isso para que vocês tenham ideia do que representa o Hospital Infantil. Esse hospital tem instrumentos potentes de intervenção na saúde pediátrica da população do Espírito Santo e do país, e tem um peso absolutamente reconhecido na formação de profissionais de alta qualidade e na produção de indicadores de saúde da população infantil”, mencionou.

O subsecretário de Estado da Assistência em Saúde, Fabiano Marily, ressaltou que o Programa de Residência Médica em Pediatria do Hospital Estadual Infantil de Vitória é mantido pelo Governo do Estado com recursos próprios e disse ser uma alegria celebrar, no meio de um momento econômico complicado, a formação de médicos pediatras, uma especialidade com escassez de profissionais. “Hoje são 23 formandos, mas temos outros 40 em formação. A vocês, que estão concluindo esta etapa importante, peço que nunca percam o olhar para aqueles que batem à nossa porta. O objetivo de tudo o que fazemos é o nosso usuário. Ele é o dono de tudo isso e por ele estamos aqui”, concluiu.

A médica Rachel Conti André Mandacaru, 29 anos, concluiu a residência em pediatria e já vai começar a residência em infectologia, também no Hospital Estadual Infantil de Vitória. Para ela, foram dois anos difíceis, mas que valeram pela qualidade da formação. “Saímos daqui bem preparados tecnicamente e emocionalmente para trabalhar”, disse.

O médico Lucas Lopes, 30 anos, concluiu a residência em medicina intensiva por gostar de trabalhar com os pacientes mais graves. Ele se diz encantado com o processo de recuperação dos pacientes. Na hora de escolher a instituição, não pensou muito. “O Hospital Infantil de Vitória é, sem dúvida, um serviço de excelência em pediatria”, comentou.

Participaram da cerimônia o subsecretário de Estado da Assistência em Saúde, Fabiano Marily, e o chefe do Núcleo de Educação e Formação em Saúde, Andrey Mozzer; além de membros do Hospital Estadual Infantil de Vitória, entre eles o diretor-geral, Nélio Almeida dos Santos; a diretora técnica, Rachel Lacourt Costa; o coordenador-geral do Programa de Residência Médica em Pediatria, Antônio Lima Netto; o supervisor de pediatria, Valmin Ramos da Silva; a supervisora de infectologia, Sandra Fagundes; e o supervisor de pneumologia, Vitor Earl Cardoso Vervloet. Também estavam presentes pais e familiares dos residentes.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Álvaro Muniz

alvaromuniz@saude.es.gov.br

Texto: Juliana Rodrigues

Foto: Assessoria de Comunicação/Sesa-ES

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard