23/02/2024 18h02 - Atualizado em 26/02/2024 12h04

Hospital Infantil de Vitória forma nova turma de profissionais da saúde no curso de Residência Médica

O Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg), localizado em Vitória, concluiu mais uma turma do Programa de Residência Médica em Pediatria Geral da unidade, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (23), no auditório da Secretaria da Saúde (Sesa). Foram 15 profissionais que receberam certificados de conclusão de curso em Pediatria Geral e um profissional na área de Medicina Intensiva Pediátrica.

Na abertura da cerimônia, o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, ressaltou a importância do médico pediatra. “A importância destes novos médicos para a saúde no Espírito Santo é indiscutível. Equipados com conhecimento teórico sólido, habilidades clínicas afiadas e uma compreensão compassiva das necessidades dos pacientes pediátricos, esses profissionais estão preparados para fazer uma diferença significativa no cuidado e bem-estar das crianças e suas famílias”, destacou o secretário.

Duarte pontuou também que no Estado a expectativa de vida é de 82 anos e isso é um sinal da qualidade da saúde pública e dos profissionais formados no Espírito Santo. “Não se cria expectativa de vida sem cuidados, desde a primeira infância até a terceira idade, mesmo diante de grandes desafios pelo caminho”, disse.

O Programa de Residência Médica em Pediatria Geral do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg), que tem como foco o aperfeiçoamento dos profissionais para o atendimento ao público infantil, teve início no Hospital Infantil de Vitória há 47 anos, sendo responsável pela formação de mais de 900 médicos. São ofertados no local residências de Pediatria Geral, Medicina Intensiva, Pneumologia Pediátrica e Infectologia Pediátrica.

Ainda durante o evento, o subsecretário de Estado da Atenção à Saúde, Tadeu Marino, ressaltou que a formação dos residentes realizada na unidade estadual traz qualidade para a área da pediatria capixaba. “Nós, da Secretaria da Saúde, ficamos muito felizes por oferecer ao Estado profissionais altamente qualificados da pediatria e da medicina intensiva”, salientou Tadeu Marino.

Já para o diretor-geral do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, Clio Zanella Venturim, o evento não apenas celebra a conquista individual de cada residente, mas também ressalta o comprometimento do Hospital com a formação de profissionais excepcionais, prontos para enfrentar os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba.

“O Hospital Infantil é responsável pela formação de 90% dos profissionais pediatras do Estado. Ele é um grande centro formador de profissionais e referência na pediatria capixaba, com um leque bem extenso de especialidades, realizando atendimentos de casos bem complexos. Os profissionais saem muito bem preparados e com uma bagagem repleta de experiências e aprendizados”, completou Venturim.

Programa de Residência Médica no HINSG

O Programa de Residência Médica no HINSG oferta residências de Pediatria Geral, Medicina Intensiva, Pneumologia Pediátrica e Infectologia Pediátrica há mais de 40 anos no Espírito Santo. A coordenadora do Programa, Viviane Damas, ressaltou o papel do hospital na formação destes médicos.

“Ao longo dos anos de estudo e prática, os residentes foram imersos em um ambiente que valoriza a excelência clínica, a ética profissional e a empatia no atendimento ao paciente. Por meio de preceptores dedicados, casos clínicos desafiadores e acesso a tecnologias de ponta, estes médicos foram preparados para lidar com uma ampla gama de condições médicas, desde as mais comuns até as mais complexas e raras”, frisou Viviane Damas.

As experiências vivenciadas durante a residência não se limitaram às paredes do hospital. Os residentes foram incentivados a participar ativamente de iniciativas comunitárias, programas de educação em saúde e projetos de pesquisa, enriquecendo assim o entendimento das necessidades da comunidade e fortalecendo o compromisso com o serviço público.

A formanda de Medicina Intensiva Pediátrica Kleivia da Silva Damas agradeceu ao Hospital pela formação alcançada. “Com essa formação em residência médica, me sinto capacitada e habilitada para atuar profissionalmente na área intensiva da pediatria. Agradeço a todos os contatos que tive durante a residência, aos profissionais excepcionais pelos ensinamentos que foram além da medicina, atingiram também a empatia e a humanização em atendimento médico. Tive a oportunidade de ter professores maravilhosos durante todo o ensinamento na medicina intensiva pediátrica”, disse.

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos