30/06/2022 14h00 - Atualizado em 30/06/2022 18h10

Hospital Infantil de Vitória realiza em dois anos mais de 190 cirurgias de fissuras labiopalatinas

A fissura labiopalatina é uma malformação no lábio, boca e face dos seres humanos que pode dificultar a alimentação, ganho de peso, desenvolvimento da arcada dentária e complicações respiratórias, tendo como uma das principais formas de tratamento a cirurgia de correção. Durante o mês de julho, o procedimento vai completar dois anos de oferta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Espírito Santo, sendo realizado no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg), em Vitória.

Desde a implantação do serviço no hospital, já foram acolhidas 194 famílias e, atualmente, não há registro de fila de espera em atraso para a correção da anomalia em crianças e adolescentes no Estado. Para garantir a melhor assistência aos usuários, atuam no projeto 14 profissionais da saúde, entre enfermeiros, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, pediatra, ortodontista, assistente social, fisioterapeutas e cirurgiões. 

O cirurgião buco-maxilo-facial e referência técnica do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, Carlos Alberto Timóteo, explicou que a intervenção cirúrgica pode ocorrer a partir dos três meses de vida, de acordo com as restrições de cada caso. O especialista também enfatizou a importância da garantia do acesso de forma gratuita, por meio do SUS.

“Aqui no Hospital Infantil estadual, o procedimento é realizado em pacientes com até 17 anos e 11 meses de idade. Essa cirurgia é essencial na vida das crianças, adolescentes e familiares, possibilitando maior qualidade de vida e integração social. O SUS, a partir de 1988, transformou esse serviço em um direito de todos e aqui no Estado estamos garantindo esse atendimento amplo, com todas as instruções necessárias”, ressaltou Carlos Timóteo. 

Atualmente, a Secretaria da Saúde (Sesa) está estruturando a segunda fase do projeto no Hinsg, que vai contar com tratamento ambulatorial para todos os submetidos à cirurgia de fissuras labiopalatinas na unidade. O local vai ofertar suporte de odontologia, otorrino, nutricionista, entre outras especialidades, permitindo que toda assistência seja centralizada no mesmo hospital.

 

Como acessar o serviço 

Para ter acesso à cirurgia de fissuras labiopalatinas pelo SUS capixaba, o responsável pelo paciente deve procurar os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) mais próximo de sua residência para ser avaliado pelo médico. Após esse processo, será realizado pelos profissionais o agendamento do procedimento no sistema de SoulMV. 

Além disso, o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória conta com ambulatórios de acolhimento de novos casos que funcionam toda segunda-feira, das 12h às 17h.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde

Danielly Schulthais

daniellyschulthais@saude.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard