Hospital Roberto Silvares realiza sexta captação de órgãos no ano
.jpeg?v=638811893829615300)
O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, realizou, na última sexta-feira (18), uma nova captação múltipla de órgãos. Esta é a sexta doação realizada neste ano. Os órgãos e os tecidos foram destinados a pacientes que aguardavam transplantes no Espírito Santo.
A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRAS, Romy Schneider, ressaltou que foram captados fígado, rins e córneas.
O Hospital Roberto Silvares já realizou seis captações de órgãos neste ano, totalizando cinco fígados, 12 rins, 18 córneas e dois corações, beneficiando pacientes que aguardavam nas filas estadual e nacional de transplantes.
“Em 2025, foram abertos oito protocolos de morte encefálica no HRAS. Desses, tivemos seis doações efetivas de órgãos, ou seja, um percentual de aceite pelos familiares é de 75%. No ano passado, o percentual de famílias que optaram pela doação foi de 25%”, informou a coordenadora Romy Schneider.
Aumento de doações de órgãos no HRAS
No dia 12 de abril, o HRAS registrou a quinta captação de órgãos de 2025 e igualou ao número de doações realizadas durante todo o ano de 2024 na unidade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Luiza Marcondes