Hospital Roberto Silvares recebe certificado de Amigo do Meio Ambiente

O Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, receberá o certificado de menção honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente – Categoria Referência, pela implantação de três projetos desenvolvidos por servidores do hospital com o objetivo de reduzir o impacto ambiental causado pelas atividades próprias da assistência em saúde.
Os projetos que participaram da concorrência foram: Vida Verde, da educadora física e auxiliar administrativa Gislaine Kenne Oliveira Araújo; Redução de Resíduos na Execução de Curativos da Clínica Médica, dos enfermeiros Breno Pereira Pinto Costa Santos, Verônica Consolação Pereira Tomaz e Ozilene de Oliveira; e Ações para Melhorias no Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), do diretor-geral do hospital, Allan Jacqueson Barbosa Lobo, das enfermeiras Débora Oliveira Prates e Fernanda Silva Cardoso, e da gerente da Hotelaria do hospital, Márcia Hélia de Melo.
O Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares funciona há 30 anos. Localizado no município de São Mateus, assiste principalmente o Norte do Espírito Santo, sendo referência em atendimento de urgência e emergência para a região. Atende, ainda, o Sul da Bahia e o Leste de Minas Gerais. Para o diretor-geral do Hospital Estadual Roberto Silvares, Allan Jacqueson Barbosa Lobo, a conquista do certificado de menção honrosa é o resultado do esforço e da dedicação da equipe em buscar a melhoria dos processos internos do hospital.
“Pessoas investiram tempo para pensar e criar esses projetos. Colocaram em prática e o hospital obteve resultados com esses trabalhos. Isso nos orgulha muito. Vamos continuar buscando a melhoria dos nossos processos internos, beneficiando tanto os profissionais que trabalham no hospital quanto a população que aqui é atendida”, comentou o diretor.
Na edição deste ano, 116 hospitais de todo o Brasil concorreram ao Prêmio Amigo do Meio Ambiente e passaram por uma seleção, que leva em consideração a riqueza das informações fornecidas na apresentação, o nível de inovação do projeto e o impacto da solução implementada. O prêmio será entregue em São Paulo, na próxima segunda-feira (09), durante a solenidade de abertura da III Conferência Latino-americana de Hospitais Verdes e Saudáveis e X Seminário Hospitais Saudáveis - SHS2017, às 14 horas, no Centro de Convenções Rebouças. A gerente da Hotelaria do Hospital Roberto Silvares, Márcia Hélia de Melo, representará a equipe na cerimônia.
Conheça os projetos
O projeto Vida Verde foi iniciado em junho de 2016 com o objetivo de ajudar no controle térmico das unidades clínicas do Hospital Estadual Roberto Silvares e estimular a prática de viver em um ambiente mais ecológico. Para isso, foram plantadas mais de 90 mudas de árvores diversas no entorno do hospital, entre elas ipês e árvores frutíferas. Em alguns anos, as árvores plantadas florescerão e atingirão o objetivo. Enquanto isso têm sido realizadas visitas periódicas de monitoramento, poda e irrigação das plantas.
O projeto Ações para Melhorias no Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde teve como principal objetivo elaborar um instrumento informador e orientador para a implementação de uma Política de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). O projeto começou a ser implantado em 2016 e conquistou vários resultados, entre eles o comprometimento das lideranças e dos colaboradores com a segregação correta dos resíduos nas unidades; o aumento do quantitativo de resíduos recicláveis e resíduos comuns não recicláveis, diminuindo o impacto ambiental; e a criação do Grupo de Trabalho Humanizado, que faz oficinas com pacientes e servidores para reaproveitar materiais recicláveis, a exemplo do papelão.
Já o projeto Redução de Resíduos na Execução de Curativos da Clínica Médica teve como objetivos reduzir a produção de resíduos na realização de curativos, diminuir a utilização de materiais reprocessados na realização de curativos e otimizar os procedimentos de realização de curativos, melhorando a assistência ao paciente e o conhecimento das equipes sobre a produção de resíduos hospitalares. O projeto foi implantado em 2016 e obteve avanços: diminuição do uso de insumos e de produção de resíduos; menor utilização de rouparia e materiais reprocessados; e otimização do tempo de permanência hospitalar com a melhora do quadro das lesões dos pacientes.
Saiba Mais
A Rede HVS foi criada em outubro de 2011, com o apoio de diversas organizações que representam mais de 3.500 hospitais nos seis continentes, e tem como objetivo promover a saúde pública e ambiental, assim como a redução do impacto ecológico causado pelas atividades inerentes à assistência em saúde. Anualmente, a Rede HVS realiza o Seminário Hospitais Saudáveis – SHS, e dentro deste evento é entregue o Prêmio Amigo do Meio Ambiente.