12/09/2025 16h08

Hospital ‘São Lucas’ celebra 57 anos cuidando da saúde dos capixabas

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, em Vitória, é o maior hospital público de porta aberta do Espírito Santo e, nesta sexta-feira (12), completa 57 anos de dedicação e excelência no cuidado com a saúde dos capixabas, atendendo pacientes não somente da Grande Vitória, como também do interior do Estado.

Com, aproximadamente, 60 mil atendimentos de urgência e emergência, 13 mil altas hospitalares e 25 mil atendimentos ambulatoriais por ano, sua atuação é voltada aos casos de urgência e emergência, sendo o principal hospital do Estado para o atendimento às demandas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer).

Embora o ano de 2025 não tenha terminado, a unidade já comemora os prêmios, conquistas, inovação e melhorias de processos e resultados, como conta a diretora-geral Cynthia Milanez.

“Começamos o ano com implementação de ações de grande impacto na organização, performance e satisfação do usuário no pronto-socorro, fruto das ferramentas adquiridas no Projeto Lean nas Emergências, do PROADI-SUS, quando tivemos a honra de receber os consultores do Hospital Sírio-Libanês orientando e conduzindo todo o projeto”, contou Cynthia Milanez.

A profissional destacou ainda que as entregas e resultados nesse projeto foram tão relevantes, que o HEUE vem se destacando em nível nacional. “Também fomos agraciados com o Selo Segurança do Paciente, o Selo UTI Top Performer, o Selo de UTI Eficiente e a recertificação na categoria Gold de boas-práticas de esterilização Solvetum, o que nos deixa imensamente felizes, pois é o reconhecimento do trabalho de excelência que vem sendo realizado no Hospital São Lucas”, comemorou a diretora-geral da unidade.

Outro grande motivo de comemoração no Hospital “São Lucas” é a implementação de diversas ações de inovação após o investimento de, aproximadamente, 2 milhões de reais realizado pelo Governo do Estado, que possibilitou a troca e ampliação da oferta de computadores, informatização do atendimento das recepções e a promoção da comunicação eficaz entre os profissionais envolvidos no cuidado do paciente, com a ajuda de painéis acionados até mesmo por áudio, assim como a informatização de 100% dos registros de enfermagem, com automação de identificação de sinais de alerta, entre outros.

O presidente da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), Rodrigo André Seidel, celebrou mais um aniversário do hospital e reforçou a importância da parceria com o Governo, já que a Aebes é a Organização de Saúde (OS) que administra o hospital desde 18 de dezembro de 2020, inicialmente em caráter emergencial, até vencer o edital e garantir mais vinte anos no comando do “São Lucas”.

“Estamos muito felizes em comemorar mais um ano do HEUE. É um hospital muito importante para a população capixaba e vem conquistando importantes resultados com as melhorias que são implantadas sob a gestão da Aebes. Agradecemos a parceria e a confiança do Governo do Estado no nosso trabalho”, ressaltou Seidel.

Outro destaque da unidade é no campo de ensino e pesquisa, que recebe mais de dois mil alunos por ano, de diferentes cursos da área da saúde. Além disso, também é campo para as residências de Medicina Intensiva, Urgência e Emergência e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (Icepi) e das residências próprias de Medicina Intensiva e Urgência e Emergência, bem como recebe residentes de Cirurgia Geral, Radiologia, Ortopedia e Traumatologia e Clínica Médica de diferentes instituições de ensino e hospitais do Estado.

Por meio do Centro de Ensino e Pesquisa e Inovação (CEPI), que também é responsável pelos estágios e residências, o Hospital “São Lucas” participa de uma grande pesquisa de expressão nacional, selecionando pacientes e realizando testes clínicos.


A estrutura

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” conta com um quadro de 1.266 funcionários, além do corpo clínico e é referência para traumas de média e alta complexidade nas especialidades de Ortopedia, Neurocirurgia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Bucomaxilofacial, Cirurgia Torácica, Clínica Médica e Medicina Intensiva. Oferece ainda outras especialidades de suporte, nas áreas de Infectologia, Hematologia, Cirurgia plástica, Cardiologia e Nefrologia.

São 40 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 11 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 159 leitos de enfermaria. O serviço também tem ambulatório de especialidades cirúrgicas para pacientes que precisam de reavaliações, serviço de imagem com raio X, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodoppler, além de um pronto-socorro aberto 24 horas.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"

Rayza Fontes

(27) 93500-7248

imprensa@heue.aebes.com.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard