Hospital ‘São Lucas’ inicia projeto para informatizar registros da enfermagem em prontuários

Facilidade no acesso às informações; maior precisão e redução de erros, integração com outros setores, agilidade no processo de atendimento, segurança e conformidade legal são apenas algumas vantagens do novo processo de informatização dos registros realizados pelos técnicos de enfermagem do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, em Vitória.
Para que a implementação fosse iniciada, nessa terça-feira (05), foi necessário treinar todos os técnicos de enfermagem das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Pronto-Socorro (PS) e Unidades de Internação. Além disso, 27 novos computadores foram instalados exclusivamente para este fim.
Anteriormente, as anotações de enfermagem eram realizadas manualmente, mas com a mudança, informações como o balanço hídrico, os sinais vitais e diversas outras observações sobre as condições clínicas do paciente serão acessadas de maneira mais eficiente, com registro de data, hora e responsável pelos registros, controle de acesso e salvamento automático. Além disso, o risco de perda de informações por extravio de papéis ou de erros de interpretação causados por letras ilegíveis é praticamente eliminado.
A gerente das Unidades Críticas, Anneliese Ottaiano, comemorou a novidade e espera que até o final de agosto o novo processo funcione de forma 100% digitalizada.
“A equipe recebeu a mudança com muita animação. A ideia é que até o fim do mês todos estejam integrados e bem familiarizados com o processo digital. É uma forma de desenvolver novas competências tecnológicas por parte da equipe, valorizar o trabalho da enfermagem, com a possibilidade de registros mais completos e, o principal, reduzir os erros de comunicação, perda dos papeis e afins”, comemorou a gerente Anneliese Ottaiano.
Já o gerente assistencial, Douglas Pereira Inácio, falou sobre as boas expectativas em relação à mudança, inclusive gerando mais satisfação por parte da equipe assistencial, que vai reduzir o estresse relacionado ao preenchimento manual.
“A possibilidade de realizar análises e gerar estatísticas a partir dos dados registrados permitirá promover melhorias contínuas, inclusive no planejamento. Sem dúvida, trata-se de um dos maiores benefícios dessa modernização. Afinal, as informações poderão ser integradas ao prontuário, e outros documentos relacionados. Com isso, reduziremos custos e, mais importante, otimizaremos o tempo da equipe, que terá um fluxo de trabalho mais eficiente e poderá dedicar mais atenção ao cuidado direto na assistência prestada ao paciente”, concluiu Douglas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”
Rayza Fontes (27) 93500-7248