12/06/2018 15h50 - Atualizado em 13/06/2018 10h00

Hospital São Lucas orienta os colaboradores sobre o descarte correto de materiais

O Hospital Estadual São Lucas, no bairro Forte São João, em Vitória, realiza até esta quarta-feira (13) o treinamento de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, com intuito de orientar e sensibilizar seus profissionais sobre a separação e o descarte correto dos resíduos hospitalares. A capacitação está inserida no planejamento da Comissão de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) do hospital.

A capacitação, com duração de três dias, começou na segunda-feira (11). Para torná-la mais participativa, os colaboradores foram divididos em grupos. Cada equipe recebeu um envelope lacrado com materiais e a proposta era explicar sobre os tipos de resíduos, suas classificações, o manejo, a segregação e o descarte dos objetos.

Uma das participantes da dinâmica, a supervisora de Hotelaria e integrante da Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (CGRSS), Elen Fernanda Rodrigues, explicou para os colegas os benefícios do descarte correto dos materiais. “Devemos ser multiplicadores de ações positivas, inclusive entre nossa família e amigos. Quando há consciência ambiental, promovemos segurança, saúde e uma política sustentável, beneficiando a nossa e a geração futura”, disse.

O PGRSS tem como objetivo a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente, seguindo as legislações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a resolução RDC 222 e o decreto de número 17060, e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com a resolução de número 358.  

 

Sobre o Hospital São Lucas

O Hospital Estadual São Lucas é um hospital público, referência capixaba no atendimento de traumas. Ele é mantido pelo governo estadual e administrado pela entidade filantrópica Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde desde dezembro de 2015.

A unidade hospitalar possui 486 médicos atuando nas especialidades de ortopedia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, terapia intensiva, clínica médica, nefrologia, infectologia e nutrologia.

São 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 14 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria. O hospital também possui um ambulatório de especialidades cirúrgicas para pacientes que precisam de reavaliação, serviço de imagem com raio X, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodoppler, endoscopia e colonoscopia, além de um pronto-socorro, implantado em dezembro de 2016.

 

Sobre a Pró-Saúde

Fundada em 1967 como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do país. A sua sede administrativa está localizada na capital paulista.

Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS). Também faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil na cidade de São Paulo.

Com excelência técnica e credibilidade nacional, a Pró-Saúde é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.

 

 

 

Informações

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual São Lucas

E-mail: comunicacao.heue@heueprosaude.org.br

Tel: (27) 3194-0122

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard