Hospital São Lucas realiza palestra e campanha de doação de sangue no ‘Junho Vermelho’

O ‘Junho Vermelho’ é uma campanha mundial que enfatiza a importância da doação de sangue e reforça a conscientização das pessoas a respeito dessa prática para que se torne um ato permanente. Há 20 anos, em 14 de junho, países ao redor do mundo celebram esse dia e o Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, em Vitória, não poderia ficar de fora dessa celebração. A data foi lembrada com uma palestra para funcionários e colaboradores, no último dia 16, e o lançamento de mais uma campanha de doação de sangue em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (HEMOES).
A médica hematologista Lelian de Lacerda Montezi, responsável técnica pela agência transfusional do Hospital e convidada para palestrar no evento, aproveitou o momento para desmistificar informações, esclarecer dúvidas e mostrar a importância das doações regulares, além de incentivar novos doadores e pedir que o assunto seja abordado fora do ambiente hospitalar, com a família e os amigos.
“A iniciativa tem que partir do coração, precisa ser um ato altruísta. Não existe nenhum incentivo financeiro ou de qualquer outro tipo. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. É pouco para quem doa e muito para quem precisa”, pontuou a médica.
A profissional lembrou ainda que um único doador pode salvar até quatro vidas. “O HEUE está entre os maiores consumidores de sangue do Hemoes e estar aqui, hoje, falando sobre a importância de doar e também agradecendo aos doadores é um enorme prazer para mim e para toda a equipe”, afirmou Montezi.
O Junho Vermelho teve como slogan deste ano o “Doe sangue, doe esperança: juntos salvamos vidas” e assim como no Hospital São Lucas, a campanha destacou o impacto transformador que os doadores exercem sobre aqueles que precisam. “O mais importante é sempre lembrar o poder da comunidade e da solidariedade em salvar vidas por meio de um ato simples, gratuito e de grande empatia”, disse a médica Lelian Montezi.
Hospital São Lucas realiza sétima campanha de doação de sangue no dia 30 de julho
O Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” foi pioneiro ao realizar campanhas de doação de sangue em ambiente hospitalar no Espírito Santo, tendo iniciado ainda em abril de 2021, no auge da pandemia, sua primeira campanha de doação para funcionários e acompanhantes, no auditório do hospital. Após o sucesso da iniciativa, outras cinco edições se seguiram e, no próximo dia 30 de julho, a sétima edição da campanha acontecerá no mesmo local, com o intuito de seguir consolidando a parceria bem-sucedida com o Hemoes.
“Os bancos de sangue de todo o país sofrem com a falta de doadores de sangue, e a realidade capixaba não é diferente do restante do país, por isso as campanhas são tão relevantes, sejam elas para conscientizar ou para realizar a coleta”, alertou a médica Lelian de Lacerda Montezi.
A profissional ressalta que não são somente os pacientes vítimas de acidente que podem precisar de uma transfusão. Os portadores de doenças hematológicas como anemia falciforme; hemofilia e diversas outras; crianças e adultos com anemia sintomática, pacientes que vão realizar cirurgias, sejam elas de emergência ou eletivas; além de pacientes em tratamento oncológico e gestantes também são frequentes consumidores dos estoques.
A farmacêutica referência da agência transfusional do Hospital São Lucas, Isabella de Castro, reforçou a importância da iniciativa do ‘Junho Vermelho’ e da campanha de doação não só para o São Lucas, mas para todos os hospitais alimentados pelo HEMOES. Além de contar com a ajuda dos funcionários para doar e divulgar a campanha, a farmacêutica espera também a participação dos acompanhantes.
“Nós não somos banco de sangue, mas uma agência transfusional, que recebe o sangue já coletado e preparado pelo Hemoes, por isso a campanha é tão importante. É uma chance que nossos funcionários e acompanhantes têm de realizar a doação no próprio hospital e retribuir a gentileza que alguém fez ao doar o sangue que nós usamos. A expectativa é conseguir no mínimo 40 doadores, sabendo que cada um deles vai ajudar a salvar até quatro vidas”, concluiu Isabella.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”
Rayza Fontes (27) 93500-7248