Humanização no atendimento ao usuário é tema de debate em hospital

Desejar um “bom dia”, dizer um “obrigado” e um sorriso no rosto são gestos importantes que agregam ao trabalho humanizado na relação médico-paciente. Por isso, os benefícios da cultura da humanização na instituição hospitalar serão debatidos, de segunda (20) a quinta-feira (23), no Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória. Essa é a primeira edição da Semana de Humanização da unidade e contará com a participação de 580 colaboradores e 186 médicos, além de especialistas da área convidados pela direção.
No evento, também será apresentada oficialmente aos funcionários, a recém-instituída Comissão de Humanização do hospital. “Nosso objetivo é sensibilizar os profissionais e usuários sobre os benefícios da humanização na relação entre médicos, profissionais e principalmente pacientes, construindo coletivamente novas práticas de atenção e gestão em saúde”, explicou Ariane Campos, assistente social do hospital e presidente da Comissão Interna de Humanização.
No Hospital Estadual de Urgência e Emergência, a humanização está mudando a forma como os pacientes são acolhidos e atendidos, desde a chegada à recepção, até a alta hospitalar.
“Esse hospital é uma escola”, assim definiu a dona de casa Aurinete Lírio de Jesus Freire. Acompanhando o pai há três meses, ela conta que o diferencial do hospital é a alegria e os cuidados no atendimento. “Quando meu pai receber alta, eu vou sentir saudades das amizades que aqui fiz, desde os médicos até as recepcionistas. Os profissionais são éticos e dedicados e isso é muito importante para quem está em reabilitação”, afirmou Aurinete.
Durante a internação do paciente, a assistência é ampliada para o acompanhante, que também recebe desde o apoio social e psicológico até orientações sobre o funcionamento do hospital por meio de projetos, como o da “Sala de Espera e Acolhimento”. Além de entender sobre como funciona o hospital, os acompanhantes também recebem orientações sobre cuidados com a saúde em relação à alimentação, doação de sangue, combate ao mosquito Aedes aegypti, danos causados pelo cigarro, entre outros temas.
Os pacientes possuem, ainda, um canal direto de comunicação com a unidade por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). São mais de 330 mensagens que o hospital recebe todos os meses. Trata-se de sugestões, agradecimentos e reclamações enviadas por pacientes e acompanhantes. “Todas as mensagens são apuradas e respondidas. O SAU é uma ferramenta de integração com os usuários e colaboradores e contribui com a melhoria dos serviços do hospital. É, portanto, um importante serviço de humanização”, explicou Karla Evangelista, responsável pelo serviço.
Outro exemplo de humanização aconteceu com a própria escolha do tema para o evento: “Humanização HEUE: eu posso e faço parte dessa atitude”. O tema foi definido a partir de uma votação entre os colaboradores. “Humanizar o atendimento e os processos internos são iniciativas permanentes e essenciais para melhorar os serviços oferecidos aos usuários e a satisfação junto aos colaboradores”, frisou o diretor geral do hospital, Paulo Santos.
Segundo Santos, a Comissão de Humanização tem a função de avançar na política de atendimento, ampliando ações que estimulam um ambiente mais acolhedor para os usuários. “É algo tão importante que existe uma Política Nacional de Humanização criada em 2013 pelo Ministério da Saúde. O ambiente hospitalar tem que ser o local que proporciona bem-estar, qualidade e atenção à saúde para todos que o frequentam de forma permanente”, reforçou o diretor geral do Hospital Estadual de Urgência e Emergência.
A Comissão de Humanização do hospital se reúne uma vez por mês para debater ações de recuperação e socialização do paciente. É composta por membros efetivos: médicos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, coordenadores de recepções e hotelaria. Além disso, há uma equipe de apoio composta por terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem.
Sobre o hospital
O Hospital Estadual de Urgência e Emergência é administrado, desde 18 de dezembro de 2015, pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão firmado com o Governo do Estado do Espírito Santo, via Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que mantém a unidade.
O complexo hospitalar possui 186 médicos atuando nas especialidades: neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, nutrologia e terapia intensiva. São 54 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 121 leitos de enfermaria e ambulatório de especialidades cirúrgicas. O hospital conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar atuante na internação e nos ambulatórios: serviço social, psicologia, terapia ocupacional, nutrição clínica, fonoaudiologia e fisioterapeuta.
Programação da 1ª Semana de Humanização no HEUE
Segunda-feira (20)
13h - Apresentação Zé do Riso: Escritor, Humorista e Mágico
Local: Área de lazer dos pacientes, no primeiro andar.
14h15 - Abertura Oficial da 1º Semana de Humanização - “Humanização HEUE: eu posso e faço parte dessa atitude”
Local: Auditório
Público-alvo: colaboradores, acompanhantes e convidados
14h30 - Palestra: A Política de Nacional de Humanização no Estado do Espírito Santo
Palestrante: Comissão Estadual de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde
Local: Auditório
Público-alvo: colaboradores, acompanhantes e convidados
15h30 - Interação com o Instituto Alegrar
Local: Corredores do hospital
Público-alvo: Pacientes e acompanhantes
16h - Abertura
Local: Auditório
20h - Conhecendo a Política Nacional de Humanização: Comissão de Humanização do HEUE
Local: Auditório
Público-alvo: colaboradores do hospital
20h30 - Cine HEUE
Local: Auditório
Público-alvo: colaboradores
Terça-feira (21)
08h30 - Musicalização nos corredores
14h30 - Palestra: Conhecendo a Política Nacional de Humanização
Palestrante: Marcelo de Almeida Anacleto, membro do Grupo de Trabalho Humanizado e Gerente de Enfermagem no Hospital Madre Regina de Santa Teresa, Espírito Santo
Local: Auditório
Público-alvo: colaboradores, convidados e acompanhantes
15h30 - Coffee break
Local: Auditório
17h - Conhecendo a Política Nacional de Humanização
Local: Auditório
17h20 - Cine HEUE
Local: Auditório
Público-alvo: colaboradores, convidados e acompanhantes
20h - Conhecendo a Política Nacional de Humanização
Palestrante: Comissão de Humanização do HEUE
Local: Auditório
Público-alvo: colaboradores
20h30 - Cine HEUE
Local: Auditório
Público-alvo: colaboradores
Quarta-feira (22)
11h - Cine HEUE
Local: Auditório
Público-alvo: colaboradores
14h30 - Apresentação do “Projeto Âncora: Humanização, Integralidade, acolhimento e vínculo, novas perspectivas de atuação da equipe multiprofissional na relação usuário/paciente e equipe/família no HEUE
Palestrante: Equipe: Serviço Social e Psicologia
Local: Auditório
Público-alvo: colaboradores
15h30 - Coffee break
Local: Auditório
16h - Apresentação da Banda de Congo Mirim, alunos da Escola Municipal de Vila Velha “Dr. Tuffy Nader”
Local: Auditório
Público-alvo: colaboradores, convidados e acompanhantes
20h - “Projeto Âncora: Humanização, Integralidade, acolhimento e vínculo, novas perspectivas de atuação da equipe multiprofissional na relação usuário/paciente e equipe/família no HEUE”
Palestrante: equipes de Serviço Social e Psicologia
Local: Auditório
Público-alvo: colaboradores
Quinta-feira (23)
11h - Doutores Alegres do Instituto Alegrar
Público-alvo: pacientes e acompanhantes
Local: corredores do hospital
14h30 - Roda de Conversa: “A Psicologia com gestores e coordenadores”
Público-alvo: colaboradores
15h30 às 16h30 - Encerramento
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência
Elisângela Gonçalves
comunicacao.heue@heueprosaude.org.br
(27) 3194-0122 / 99233-7237
Foto: Comunicação/HEUE