ICEPi apresenta inovações no evento PROINTEC – Saúde In Foco

Durante dois dias, pesquisadores do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) vão apresentar os programas, projetos e demais ações desenvolvidas, principalmente no sul do Estado, no PROINTEC – Saúde In Foco. O evento está marcado para esta quinta-feira (03) e sexta-feira (04), em Guaçuí, e vai reunir profissionais de saúde, gestores municipais e também estudantes. A organização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
O PROINTEC tem como objetivo promover debates e apresentar inovações voltadas para a área da saúde, trazendo soluções que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população capixaba.
Além de um estande montado no evento, membros do instituto estarão presentes em quatro palestras: "Equipes Multiprofissionais Ampliadas na Atenção Primária à Saúde (APS): Experiências exitosas e transformações na Região Sul de Saúde do Espírito Santo"; "Aplicativo Gota de Vida: a modernização da doação de sangue através da transformação digital”; "Jogo Caça Dengue: inovação e gamificação no combate às arboviroses" e "Práticas inovadoras em saúde mental: experiência da Residência Multiprofissional do ICEPi".
Um dos programas destacados durante o evento será o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), que está presente em municípios da região Sul, com o Provimento e Fixação de Profissionais, os Programas de Residências Multiprofissionais e o Apoio Institucional. Os outros projetos voltados para a formação de profissionais também serão apresentados no evento.
Quem passar pelos estandes ainda terá uma experiência interativa com o Gota de Vida e o Caça Dengue. O aplicativo, desenvolvido pelo ICEPi em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), tem como objetivo principal impulsionar as doações de sangue no Estado. Já o jogo educacional, criado pelo Projeto de Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Saúde (ProticSUS) em parceria com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), ambas da Secretaria da Saúde (Sesa), visa à conscientização, de forma lúdica, sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Para o gerente de Inovação, Ricardo Costa, a participação no evento é uma oportunidade de demonstrar para a Região Sul do Estado o impacto positivo do ICEPi. “Nossos profissionais em formação estão presentes nos municípios, contribuindo para o acesso às pessoas e melhorando os serviços de saúde ofertados. Além disso, a inovação em processos tem transformado a gestão hospitalar e a qualidade dos atendimentos, disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br