24/09/2021 11h12

ICEPi desenvolve iniciativa pioneira no Estado para integrar dados de Estágio Curricular

Em um processo pioneiro no Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria da Saúde, tem desenvolvido um novo sistema que irá integrar os dados relacionados ao Estágio Curricular Obrigatório e do Optativo.

A iniciativa vai unificar e disponibilizar os dados para controle do ICEPi, das instituições de ensino e dos estabelecimentos de saúde onde os estagiários atuam, em sistema que poderá ser acessado de maneira on-line, além de disponibilizar demais funções para o acompanhamento do estágio, tendo previsão de início de funcionamento a partir do próximo mês.

Para a coordenadora do Estágio Curricular Obrigatório do ICEPi, Silvana Machado, o novo cenário, com dados em tempo real, proporcionará um trabalho ainda mais célere. “Poderemos emitir relatórios, analisar quantos alunos passaram pelos campos de ensino, quais instituições utilizaram naquele semestre e muito mais. São dados não só quantitativos, mas também qualitativos”, disse.

Além disso, o coordenador de Tecnologia Educacional da Instituição, Denis Marchiori, que atua na elaboração do sistema desde dezembro, destacou a inovação dos serviços do Estado. “Pesquisamos em outros segmentos e não temos nada parecido com esse controle de estágio que estamos desenvolvendo aqui no ICEPi. Foi um trabalho de criação que contou com reuniões semanais de toda equipe envolvida”, informou.

Como funciona

Atualmente, os dados do Estágio Curricular são feitos em planilhas, documentos e via e-mail. Com a implementação do novo sistema, em outubro deste ano, para o Estágio Optativo, e em novembro para o Obrigatório, os responsáveis dos campos de estágio e também do ICEPi terão acesso aos indicadores e poderão monitorar o andamento dos processos.

“Esse sistema vem para nos ajudar a entender o que o estágio está promovendo no campo com os profissionais de saúde, o que ele agrega ao estágio e à vida desse aluno, que daqui a pouco vai ser um profissional para atender com qualidade a população capixaba”, ressalta Silvana Machado, coordenadora do Estágio Curricular Obrigatório.

Dados como a quantidade de estágios, de quais cursos e de quais faculdades vão aparecer no sistema, assim como os campos de atuação. Essas informações poderão ser acessadas pelo ICEPi, faculdades, hospitais, Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (Capaac), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e outros.

Estágio Curricular Obrigatório

O Estágio Curricular Obrigatório é um conjunto de atividades supervisionadas pelo setor da Escola de Saúde Pública do ICEPi. O principal objetivo é desenvolver a integração entre a academia e o serviço de saúde por meio de vagas de estágio para estudantes dos cursos de Educação Profissional Técnico e Superior na área da saúde.

Essa etapa de formação é fundamental para o desenvolvimento da qualidade do profissional, apresentando na prática a complexidade e diversidade e do dia a dia dos atendimentos da população. O estágio obrigatório é requisito para aprovação e obtenção do diploma pelos alunos dos níveis Médio e Superior.


Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi/ Kárita Iana/ Luciana Almeida/ Thaísa Côrtes/ Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay/ Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard