ICEPi desenvolve projetos que levam cuidados com a saúde bucal para crianças e adolescentes em Pancas
.jpeg?v=638967197993320920)
O cuidado com a saúde bucal começa antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos. Em Pancas, os projetos ‘Bebê Clínica’ e ‘Aprendendo a Sorrir’ foram desenvolvidos pelo participante da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Leonardo Pereira da Cruz, dentro do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) da Secretaria da Saúde (Sesa). Os projetos mostraram que a prevenção pode começar desde cedo e acompanhar crianças em diferentes fases. Juntos, os dois projetos atenderam cerca de 300 crianças durante o tempo de atividade.
O projeto ‘Bebê Clínica’ teve como foco o acompanhamento da saúde bucal infantil, aliando prática assistencial e educação em saúde. Durante as atividades, foram realizadas avaliações orais, aplicação de flúor e orientações sobre alimentação, amamentação, uso de mamadeira e escovação adequada. A última edição da ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Edson Machado, na quinta-feira (16), com atendimento a aproximadamente 40 crianças de 6 meses a 3 anos.
Segundo o residente Leonardo Pereira da Cruz o retorno das famílias foi um dos principais resultados positivos do projeto. “Sempre houve alguns novos bebês participando, mas a maior parte era de retorno. Como o acompanhamento acontecia a cada quatro meses, tivemos crianças que estiveram conosco desde o início do projeto, em 2024. É gratificante ver a evolução delas e perceber o quanto os pais se envolvem no cuidado com a saúde bucal dos filhos”, destacou Leonardo.
Para as famílias atendidas, o ‘Bebê Clínica’ representou uma oportunidade de aprendizado e reforço nos hábitos de prevenção. “Participo do projeto desde o início com a minha filha. Acho muito importante cuidar dos dentinhos desde cedo e sempre tive essa preocupação. É muito bom ter esse tipo de orientação e acompanhamento aqui em Pancas”, contou Rosiani Alves Ribeiro, mãe da pequena Mariana, de 1 ano e 9 meses.
Já o projeto ‘Aprendendo a Sorrir’, foi realizado na Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Henoc Pereira, também em Pancas, e teve como objetivo educar crianças de 2 a 12 anos sobre higiene oral, além de capacitar funcionários da escola para situações de emergência odontológica, utilizando palestras lúdicas e interativas. Além disso, foram realizados exames orais para identificar problemas bucais, priorizando o acompanhamento de crianças em maior risco.
As duas ações foram desenvolvidas como parte das atividades práticas da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, vinculada ao ICEPi, e tiveram duração limitada ao período formativo do residente. O projeto ‘Aprendendo a Sorrir’ foi concluído em abril, enquanto o ‘Bebê Clínica’ encerrou as atividades em outubro de 2025.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Central de Saúde
Eduardo Candeias