14/05/2025 16h00 - Atualizado em 15/05/2025 13h25

ICEPi e Regional Metropolitana reúnem referências técnicas para debater importância da comunicação assertiva no atendimento aos pacientes

Quando o paciente entende com clareza o caminho a seguir, o cuidado chega mais rápido e de forma mais eficiente. A partir dessa premissa, a Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV), em conjunto com a equipe do projeto Apoio Institucional do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), promoveu a Oficina de Acolhimento das Referências Técnicas Municipais da Região Metropolitana. O objetivo é fortalecer a integração entre os 23 municípios que compõem a Regional, por meio do diálogo entre os setores, visando a aprimorar o atendimento ao cidadão.

O superintendente da Regional de Saúde de Vitória, Alexsandro Vimercati, ressaltou que a proposta da Oficina é que, quanto mais informações as referências técnicas municipais tiverem, como, por exemplo, um setor conhecendo o trabalho do outro, “melhor será a comunicação com o paciente”.

“Nada melhor na saúde do que a informação dada de forma correta, assim o paciente não fica perdido. É muito importante que todos conheçam como funciona cada setor aqui na Superintendência para que possam repassar a informação de forma eficaz ao paciente, explicando com clareza aquilo que ele está procurando saber. Isso evita que o usuário enfrente uma verdadeira saga para chegar aonde precisa — seja para uma consulta, um exame, uma cirurgia, entre outros. E as oficinas vão servir exatamente para isso: para que possamos entender e criar processos de trabalho conjuntos, com foco na melhora da qualidade de vida dos pacientes”, salientou Vimercati.

A primeira Oficina de Acolhimento das Referências Técnicas Municipais da Região Metropolitana aconteceu no início de maio e marcou o primeiro encontro. A ideia é seguir promovendo essas oficinas ao longo do ano. Além disso, o movimento de escuta e integração vai ao encontro do compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) de promover a qualificação do atendimento e o fortalecimento das redes de cuidado, colocando o cidadão no centro das ações para um SUS mais acessível, humano e resolutivo.

Fotos neste link.

Sobre a Oficina

O encontro contou com a participação da supervisora do Apoio Institucional na Região Metropolitana, Priscilla Caran Contarato, que, ao lado das referências técnicas da Atenção Primária à Saúde (APS), do Núcleo de Vigilância em Saúde (NVS), do Núcleo de Regulação de Acesso (NRA), do Núcleo do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e das apoiadoras institucionais do ICEPi, levou para o debate a importância de se comunicar com empatia, em rede e com processos definidos.

Para Priscilla Caran Contarato, a Oficina de Acolhimento das Referências Técnicas Municipais da Região Metropolitana é uma iniciativa para aproximar as referências técnicas municipais da Regional Metropolitana de Saúde, tendo como objetivo fortalecer o trabalho conjunto entre os municípios, a Regional e o Apoio Institucional do ICEPi.

“A ideia é criar um espaço aberto e colaborativo para possibilitar maior integração entre essas áreas e propiciar maior acolhimento das referências técnicas municipais, compartilhando um panorama das ações desenvolvidas na Regional, identificando dificuldades, conhecendo as novas apoiadoras institucionais do ICEPi e esclarecendo dúvidas sobre os processos, fluxos e funcionamento nas áreas de Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde, serviço de Teleconsulta, Sistema de Regulação e Tratamento Fora do Domicílio”, acrescentou Priscilla Contarato.

A supervisora explicou ainda que esse é mais um passo para fortalecer o Sistema Único de Saúde, preconizando sua humanização, eficiência e acolhimento. “Porque quem informa bem, acolhe melhor”, assinalou.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br  

 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde

Rachel Martins

rachelmartins@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard