ICEPi lança ferramenta digital para gestão mais eficiente e transparente de dados dos seus projetos e programas
Com o objetivo de modernizar os processos e aprimorar a gestão de dados, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) lançou, na última sexta-feira (12), o Sistema Administrativo de Pesquisadores de Inovação e Ensino em Saúde (Sapiens). A plataforma digital concentra informações e otimiza o gerenciamento de dados sobre a gestão de membros, que tem quase dois mil membros em mais de 70 programas e projetos. O objetivo da ferramenta é facilitar a identificação da origem e trajetória desses dados, além de conferir mais agilidade e transparência aos processos.
“O ICEPi caminha para ser o grande centro de inteligência da Secretaria da Saúde (Sesa), onde todas as políticas estratégicas vão ser impulsionadas e aperfeiçoadas pelo Instituto. O Sapiens entra nesse conjunto de ações que estamos fazendo para estruturar os fluxos, automatizando processos internos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, que participou do evento de lançamento da ferramenta.
Segundo o diretor-geral do ICEPi, Erico Sangiorgio, o Sapiens faz parte de um conjunto de ações estruturantes que pretendem organizar os processos internos. “Agora, estamos modernizando, dando mais transparência e assertividade para todo o trâmite relacionado à vida dos membros do ICEPi, começando pelo cadastro de cada profissional. Essa é uma nova fase de ações de gestão estratégica com o compromisso de ampliar a atuação do Instituto como catalisador de inteligência, inovação e trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba”, destacou.
O Sapiens foi desenvolvido de forma colaborativa pelo Projeto de Desenvolvimento de Práticas Gerenciais Aplicadas à Inovação em Saúde (PGiS), Projeto de Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Saúde (ProticSUS) e Programa de Inovação e Aplicabilidade às Práticas de Gestão (PIAPG).
Solução inovadora
O Sistema Administrativo de Pesquisadores de Inovação e Ensino em Saúde (Sapiens) foi pensado como solução inovadora em gestão, na medida em que também permite uma maior eficiência operacional e mais suporte para a tomada de decisões.
“O sistema vai deixar o trabalho de gestão do Instituto mais ágil, o que impacta na materialização de uma base de dados sobre os membros e atividades do ICEPi e, consequentemente, na estruturação de um serviço ainda mais qualificado para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou o gerente de Inovação do ICEPi, Ricardo Costa.
Além disso, o sistema se faz importante para a atividade-fim do Instituto, como destacou a gerente da Escola de Saúde Pública, Carolina Perez. “Internamente, precisamos estar fortalecidos e estruturados para alçarmos voos maiores e crescermos ainda mais. Queremos modernizar os nossos processos para alcançarmos metas de forma transparente e melhorarmos cada vez mais a oferta de serviços para os profissionais de saúde e para a população”, disse.
Veja as fotos aqui: https://flic.kr/s/aHBqjCE8XP
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Wing Costa / Mayra Scarpi / Cecília Ribeiro
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br