ICEPi lança projeto ‘Pesquisa+’ para fortalecer ciência no SUS capixaba
.jpeg?v=638943934080887190)
O desenvolvimento científico e tecnológico é fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS) e gera benefícios diretos para usuários, gestores, trabalhadores e também para a comunidade acadêmica. Pensando nisso, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) lançou o projeto “Pesquisa+”, uma iniciativa voltada a promover, apoiar e articular ações estratégicas para a produção e a aplicação de pesquisas científicas e tecnológicas que respondam às demandas do SUS no Espírito Santo.
Segundo o diretor-geral do ICEPi, Erico Sangiorgio, o projeto vai fortalecer a atuação do Instituto como centro de inteligência em saúde pública. “‘O Pesquisa+’ vai impulsionar as diretrizes da ciência e tecnologia, estimular a produção científica e apoiar a tomada de decisão com base em evidências. O foco é transformar conhecimento em soluções práticas para os desafios do SUS”, destacou.
O projeto está estruturado em duas áreas principais:
- Indução e Difusão Científica: estímulo à produção de pesquisas aplicadas às necessidades da população e às prioridades do SUS, além da divulgação e incorporação de resultados para gestores, profissionais de saúde, academia e sociedade;
- Avaliação de Tecnologias e Evidências em Saúde: incentivo ao uso de evidências para decisões mais qualificadas sobre tecnologias e intervenções em saúde, considerando aspectos, como segurança, eficácia, efetividade e impacto.
Para o gerente de Inovação do ICEPi, Ricardo Costa, o “Pesquisa+” também terá papel importante na formação de profissionais. “A iniciativa vai ampliar a capacidade gerencial e estratégica do Instituto, além de estimular a produção de conhecimento para aprimorar as políticas públicas de saúde”, afirmou.
Já a coordenadora do projeto, Brígida Fernandes, ressaltou que as ações previstas envolvem desde projetos de pesquisa técnico-científicos até espaços de compartilhamento de resultados, grupos de trabalho e instrumentos de orientação. “Nosso objetivo é transformar conhecimento em prática, fortalecendo a saúde pública com decisões cada vez mais baseadas em evidências”, disse.
Com o “Pesquisa+”, o ICEPi reforça seu compromisso em aproximar ciência, inovação e gestão, garantindo que o SUS capixaba esteja cada vez mais preparado para responder às necessidades da população.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br