09/09/2025 11h00 - Atualizado em 11/09/2025 13h22

ICEPi leva serviços de saúde e apresenta inovações tecnológicas na Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Nos dias 3, 4 e 5 de setembro, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) esteve na Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada no Parque da Cidade, na Serra. Mais do que um estande, o ICEPi levou ao público experiências que uniram ciência, cuidado e inovação, mostrando, na prática, como a saúde pública pode transformar vidas.

Um dos destaques foi a vacinação aberta a todas as idades, seguindo o calendário nacional. Adultos, crianças e idosos puderam atualizar a caderneta com vacinas de rotina, Influenza, Covid-19 e outras, em uma força-tarefa que uniu o Programa de Qualificação das Redes de Vigilância em Saúde (PQRVS), o Programa Estadual de Imunizações (PEI) e a Secretaria Municipal de Saúde da Serra.

Residentes em Saúde da Família do ICEPi atenderam o público com orientações sobre prevenção e qualidade de vida, além de oferecer aferição de pressão e glicemia, demonstrando a importância da atenção integral à saúde. As crianças e adolescentes encontraram no jogo “Caça Dengue”, desenvolvido pelo Projeto de Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Saúde (ProticSUS), uma forma lúdica e eficaz de aprender a prevenir arboviroses como dengue, Zika e chikungunya, além da febre do oropouche, transmitida pelo maruim.

Outro destaque foi o aplicativo “Gota de Vida”, fruto do Projeto de Desenvolvimento de Práticas Gerenciais Aplicadas à Inovação em Saúde (PGiS), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes). A ferramenta representa uma nova forma de incentivar a doação de sangue, com agendamento on-line, comunidade de doadores e até quiz educativo.

Para o diretor-geral do ICEPi, Erico Sangiorgio, a presença no evento vai muito além da exposição. “Estar nesses espaços é mostrar, de maneira concreta, as transformações que estamos promovendo no SUS capixaba. É também a chance de trocar experiências, de aprender com outras iniciativas e de fortalecer o ecossistema de inovação em saúde do Espírito Santo”.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

 

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard