25/09/2020 18h39 - Atualizado em 27/09/2020 10h57

ICEPi promove capacitação para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação da rede estadual

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a empresa Eficiência Hospitalista, promove, deu início nesta sexta-feira (25), a uma capacitação teórica aos profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação (NIR), do Projeto de Qualificação da Rede de Atenção Hospitalar.

A capacitação, que ocorre no auditório do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, seguindo os protocolos de segurança devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), segue neste sábado (26) e se encerrará na manhã de domingo (27), totalizando 20 horas de qualificação para cerca de 50 profissionais, entre enfermeiros, médicos supervisores, diretores hospitalares, e servidores da Regulação, Assistência à Saúde e ICEPi da Secretaria da Saúde.

“Essa parceria com a OPAS e a empresa Eficiência Hospitalista vem trazer para o Estado, nesse cenário mundial do novo Coronavírus, de alta demanda da procura por leitos hospitalares, uma maior eficiência no processo formativo da regulação, além da implementação do projeto, que já está em desenvolvimento no Hospitais da rede”, explica o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro. 

A formação é voltada aos profissionais enfermeiros que atuam no Projeto de Extensão e Inovação em Ambiente Produtivo em Saúde "Núcleo Interno de Regulação Hospitalar: Avaliação, Estruturação e Funcionamento na Perspectiva Sistêmica Orientada por Resultados”, da Qualificação da Rede de Atenção Hospitalar desenvolvido pelo ICEPi e que visa a avaliação, estruturação e funcionamento na perspectiva sistêmica orientada por resultados. Os profissionais receberão a capacitação sobre o uso eficiente dos leitos de internação, práticas, relacionamento com outras instituições, entre outras temáticas. 

Segundo o médico e representante da Eficiência Hospitalar, Vinicius Sabedot Soares, que estará na condução da capacitação, o projeto se justifica pelo cenário atual com a Covid-19, mas não somente isto. “A realidade de demanda maior que a oferta de leitos é uma constante no País. Aqui no Espírito Santo, essa parceria visa a garantir a implementação dos núcleos, auxiliando de forma teórica os critérios, o acesso e otimização do recurso hospitalar”, destacou o profissional que também é um dos responsáveis pelo manual básico do Ministério da Saúde sobre a implementação dos Núcleos Internos de Regulação.

Ainda segundo Soares, o encontro será importante também para a montagem inicial de um plano de ação de implementação ou adequação do NIR aos hospitais da rede estadual. “Definiremos algumas premissas direcionadoras para um funcionamento ainda mais eficaz da regulação. Com o plano, direcionaremos as ações de cada unidade”, informou o médico.

Qualificação da Rede de Atenção Hospitalar – enfermeiros hospitalistas

Instituído pela Portaria Nº 004-R de 03 de fevereiro de 2020, o Projeto de Extensão e Inovação em Ambiente Produtivo em Saúde "Núcleo Interno de Regulação Hospitalar: Avaliação, Estruturação e Funcionamento na Perspectiva Sistêmica Orientada por Resultados" é um dos projetos de Qualificação da Rede de Atenção Hospitalar do ICEPi.

Nos últimos meses, o ICEPi vem realizando a seleção de enfermeiros para atuarem no projeto que está em curso em toda a rede hospitalar estadual, com a implementação dos Núcleos Internos de Regulação, que tem duração de 36 meses.

Em parceria com Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a empresa Eficiência Hospitalista, o ICEPi também estará promovendo, além da capacitação, a participação direta supervisionada de uma equipe multidisciplinar da empresa especialista em quatro unidades estaduais: Hospital Estadual Dr. Dório Silva, na Serra; o Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória; Hospital Estadual Sílvio Avidos, em Colatina; e Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica.

Vagas para o programa

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) está com edital para processo seletivo simplificado destinado a enfermeiros para atuação como Enfermeiro Regulador no Núcleo Interno de Regulação Hospitalar (Nir), por meio do Edital Nº 018/2020.

As inscrições começaram na última terça-feira (22) e seguem até a próxima segunda-feira (28). Serão ofertadas seis vagas para profissionais graduados em Enfermagem para atuação de 40 horas semanais. Para mais informações sobre pré-requisitos, atribuições e inscrições, acesse https://saude.es.gov.br/icepi.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard