ICEPi publica editais para Qualificação da Atenção Primária e novos sistemas de informação
A Secretária de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), publicou, nesta quarta-feira (21), três novos editais, dando mais um passo para a inserção das novas metodologias para a Saúde do Espírito Santo.
Os editais 003, 004 e 005 estão relacionados à área da Tecnologia da Informação e Inovação, formação profissional e provimento, formação de especialistas para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a contratação de médicos supervisores especialistas em Medicina de Família e Comunidade para atuar no corpo docente do ICEPi. Os editais completos podem ser acessados em www.saude.es.gov.br/icepi.
Edital 003 - Seleção de alunos para especialização
O edital 003 trata do processo seletivo de alunos para o curso de Especialização em Saúde Pública com Ênfase na Interprofissionalidade. Serão disponibilizadas 40 vagas distribuídas de acordo com o local de lotação do trabalhador.
As aulas serão presenciais e terão uma duração de 380 horas, 20% desta carga horária pode ser realizada na modalidade à distância. As aulas serão distribuídas em um período de 11 meses, com previsão de início para o mês de outubro/2019.
O processo seletivo será realizado pela Sesa por meio de uma comissão de seleção com representantes das áreas afins.
Edital 004 – Processo seletivo de tutores
O edital 004 estabelece as normas do processo seletivo de tutores para o curso de Especialização em Saúde Pública com Ênfase na Interprofissionalidade. O objetivo do curso é formar especialistas em Saúde Pública com uma visão mais reflexiva em relação ao SUS.
Poderão participar do processo de seleção profissionais com mestrado, doutorado ou pós-graduação lato sensu, na área da Saúde ou Educação. Também é necessário comprovar experiência na área da saúde pública/saúde coletiva, experiência em docência e dispor de 16 horas semanais para realização das atividades presenciais, a distância e atividades de planejamento. Os tutores receberão uma bolsa mensal de R$ 1,2 mil por um período de 11 meses.
Serão disponibilizadas quatro vagas para cadastro de reserva. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de setembro.
Edital 005 - Tecnologia da Informação e Inovação
O edital 005 representa a chamada pública para adesão dos municípios ao componente de informação em saúde do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde.
O programa consiste em um conjunto de providências como o fornecimento de infraestrutura tecnológica, assistência técnica, suporte, treinamento e serviços de tecnologia da informação que possibilitem a implantação e manutenção dos sistemas de prontuário eletrônico nas unidades básicas de saúde, coleta e tratamento dos dados relacionados à notificação de agravos à saúde e regulação ambulatorial.
A adesão dos municípios ao Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde poderá ser feita até o dia 20 de setembro. Os municípios poderão realizar adesão aos Sistemas E-SUS Atenção Básica; E-SUS Vigilância em Saúde; e Regulação Ambulatorial.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643
E-mail: asscom@saude.es.gov.br