23/04/2025 12h48

ICEPi realiza ação de enfrentamento às arboviroses em escola de Muniz Freire

Nesta quinta-feira (24), a equipe do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) visita mais uma escola levando o projeto de Combate às Arboviroses nas Escolas. O evento acontece das 7h às 11 horas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Bráulio Franco, localizada no Centro da cidade de Muniz Freire.

O objetivo é conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya, e pelo Maruim, como a febre do oropouche.

A programação inclui palestras educativas, atividades lúdicas e o uso de tecnologias imersivas, com destaque para os óculos de realidade virtual, que serão utilizados pelos alunos durante a ação. Além disso, a escola contará com estações do jogo educativo “Caça Dengue”, desenvolvido pelo ICEPi, em versões para computador, que serão instaladas nos equipamentos da unidade.

A atividade é voltada para estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. A expectativa é envolver cerca de 200 alunos em uma experiência educativa interativa e inovadora.

A escola também será palco de outras duas importantes iniciativas voltadas à prevenção das arboviroses: a ação educativa Prevenção e Enfrentamento à Dengue através da Realidade Virtual e o III Fórum de Prevenção e Enfrentamento às Arboviroses, promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Muniz Freire.

III Fórum de Prevenção e Enfrentamento às Arboviroses

Também nesta quinta-feira (24), das 10h às 14h, acontecerá o III Fórum de Prevenção e Enfrentamento às Arboviroses, com atividades na escola e também na Câmara Municipal de Muniz Freire. O fórum contará com a participação de gestores e profissionais das áreas da Saúde e da Educação, tanto do município quanto do Estado.

O objetivo do evento é promover o diálogo intersetorial entre Saúde e Educação, discutir os impactos da desinformação na prevenção das arboviroses e fortalecer estratégias conjuntas para o enfrentamento dessas doenças.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Sul de Saúde

Greice Kelly Ferreira

greicesantos@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard