Ifes recebe Projeto “Jayme Itinerante”

Com a temática “doações”, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Serra, recebeu o Projeto Jayme Itinerante, para uma manhã de palestras e discussões. O evento ocorreu na última sexta-feira (07), e, pela primeira vez, ao longo desses quatro anos de projeto, dois temas foram debatidos em um único encontro: doação de sangue e doação de órgãos. A parceria entre a Agência Transfusional e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves deu muito certo.
“A doação de órgãos já foi tema de outros encontros, mas nunca discutimos a fundo a questão da doação de sangue, por isso, resolvemos juntar os dois temas e o resultado foi extraordinário. As falas de médicos e enfermeiros se complementavam e eles puderam elucidar todas as dúvidas dos alunos. E o mais importante: acreditamos que os adolescentes serão multiplicadores das informações”, destacou a coordenadora dos Projetos Sociais da unidade, Marta Almeida.
A abertura do encontro ficou por conta da CIHDOTT, que preparou um material completo sobre doação de órgãos. Como diagnosticar o paciente apto para doação, o processo de entrevista com a família, a doação em si e o acompanhamento que a família doadora deve receber ao final foram alguns dos assuntos discutidos. Logo em seguida, a Agência Transfusional, coordenada pelo médico Breno Quintão, abordou aspectos técnicos da doação de sangue, além do apelo afetivo.
“Nossa experiência mostra que o assunto doação, de sangue ou de órgãos, não entra nas discussões familiares porque, até que alguém precise, isso não faz parte do cotidiano dessas pessoas. Queremos, justamente, levantar os temas e apresentar as dificuldades das filas de espera para doações de órgãos e os problemas enfrentados com as doações de sangue”, completou Breno Quintão.
No encontro, aproximadamente 70 alunos, de 15 a 17 anos, participaram ativamente com perguntas e discussão de casos.
O estudante João Pedro disse que a família dele nunca enfrentou situações em que a doação de órgãos ou a de sangue fosse necessária, mas os temas fariam parte da próxima conversa com os pais.
“Pelo que vi, é possível zerar muitas filas e aumentar os estoques dos bancos de sangue. A gente só precisa participar. Eu nunca tinha pensado em muitas coisas que foram explicadas hoje e sei que isso é muito importante. Quero falar com meus pais que sou um doador”, garantiu o estudante de 15 anos.
Projeto Jayme Itinerante
O Projeto Jayme Itinerante nasceu em junho de 2014 com o objetivo de informar, tirar dúvidas e conscientizar meninos e meninas de escolas públicas do município sobre temas importantes, como acidentes que podem gerar queimaduras graves, doação de órgãos e gravidez na adolescência. Ao longo dos anos, o projeto evoluiu e já foram organizados encontros também em escolas da rede privada e em empresas.
Informações
Para outras informações, basta procurar a coordenadora do setor de Projetos Sociais, Marta Almeida, no e-mail marta.almeida@hejsn.aebes.org.br ou no telefone (27) 3331-7713.
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br