13/10/2021 12h15 - Atualizado em 15/10/2021 08h01

Iniciativa do Governo do Estado para saúde é finalista em prêmio nacional sobre tecnologia da informação

O investimento do Governo do Estado em tecnologia da informação, na busca por melhorias nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, tem tido reconhecimento nacional. O sistema de notificação desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o e-SUS Vigilância em Saúde, é finalista do prêmio 4CIO Public Sector.

Idealizado pela IT4CIO|4Network, o prêmio visa a destacar e premiar as iniciativas de tecnologia desenvolvidas pelas esferas do setor público brasileiro. Concorrem também ao prêmio mais dois projetos capixabas, um do Governo do Estado, pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (PRODEST) e outro da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, além dos projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado de São Paulo, com a Companhia de Processamento de Dados (Prodesp); pelo Governo Federal, com o Banco do Nordeste; pelo Governo do Distrito Federal, com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); e pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

“Escrevemos dois projetos como case para participar do prêmio e os dois foram aceitos. Mas, pelo ineditismo do sistema proposto pelo e-SUS VS, optamos por ele. É um sistema pensado e desenvolvido ainda no primeiro ano de Governo. Desde a sua implementação, em janeiro de 2020, tem sido um diferencial tanto para as notificações de agravos em tempo real quanto para a gestão da pandemia da Covid-19 no Estado”, disse o gerente de Sistema de Inovação da Sesa, Marcio Merçon.

O prêmio 4CIO Public Sector acontece de 14 a 17 de outubro e contará com a presença dos profissionais da Sesa, para a apresentação do sistema selecionado. O outro projeto inscrito e aprovado foi a Plataforma Vacina e Confia. Entretanto, cada finalista pode apresentar apenas um case.

“Será o primeiro evento presencial desde o início da pandemia e teremos contato com representantes de inovações de outros estados, que poderão conhecer ainda melhor o sistema desenvolvido por nós. Estamos muito ansiosos e felizes pela indicação e pelo reconhecimento que o e-SUS VS está tendo”, ressaltou o gerente.

Entenda o e-SUS VS

Instituído como único sistema oficial para notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território do Espírito Santo, o Sistema de Informação em Saúde, e-SUS Vigilância em Saúde (e-SUS VS), deu início às atividades em janeiro de 2020, como uma das principais propostas de melhorias no sistema de informação da saúde capixaba realizadas pelo Governo do Estado.

Substituto do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, o e-SUS VS permite o acesso, em tempo real, às informações em saúde.

“Antes do e-SUS VS, as notificações eram feitas em fichas e percorriam todo um caminho até a chegada à Vigilância Estadual e ao Ministério da Saúde, com um processo longo. Agora, conseguimos visualizar em tempo real as notificações e também os possíveis surtos de doenças de agravos de notificação compulsória, como diarreia, por exemplo. Não temos outra iniciativa desse nível no País”, explicou o gerente de Sistema de Inovação da Sesa.

Ele contou também que, com a pandemia da Covid-19, o sistema tem auxiliado o Estado no enfrentamento à doença. “O sistema foi proposto e desenvolvido em um período pré-pandemia, mas, desde o primeiro caso no Estado, tem sido utilizado como ferramenta para acompanhar os casos e também na divulgação dos dados”, destacou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard