Janeiro Branco: roda de conversa debate saúde emocional no Himaba
.jpg?v=638729661053832310)
Uma roda de conversa sobre saúde emocional foi realizada na noite dessa quarta-feira (29) com profissionais do turno noturno do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. O encontro faz parte das ações do Janeiro Branco, escolhido como o mês da saúde mental, tendo o branco como sua cor simbólica.
A roda de conversa promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Himaba foi liderada pelo psicanalista João Francisco Veloso, que apresentou diversos casos atendidos em seu consultório. Foram discutidos ainda a importância de se cuidar, de respeitar os sinais fisiológicos que o organismo emite quando algo está errado e sobre a necessidade de se buscar ajuda profissional.
Durante o bate-papo uma simulação foi feita, na qual, o participante fazia uma avaliação de fases da sua vida e na somatória das notas poderia apontar para a necessidade de fazer terapia ou não. Também foi entregue aos profissionais um folder com os objetivos da campanha do Janeiro Branco e a descrição dos sintomas da depressão e ansiedade.
Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem atualmente 18,6 milhões de pessoas com distúrbios relacionados à ansiedade, equivalente 9,3% da população e 11,5 milhões de pessoas com depressão, (5,8% da população total).
O objetivo da campanha Janeiro Branco é sensibilizar a população quanto à importância da prevenção à depressão e à ansiedade, estimulando ao cuidado com a saúde mental e bem-estar.
A técnica em enfermagem Elizete Muniz disse que se sentiu em uma consulta particular mesmo estando com várias pessoas na sala. “Para mim foi maravilhoso, eu estava precisando desse momento de reflexão, descobri coisas que jamais imaginei que pudesse ter, me senti com mais força”, afirmou.
A depressão, um dos problemas mais comuns da saúde mental, pode afetar qualquer pessoa, inclusive aquelas que parecem viver em circunstâncias relativamente ideais, elevando para consequências graves, como à automutilação e até ao suicídio.
Vários são os motivos que podem levar uma pessoa à depressão e à ansiedade, como: transtornos psiquiátricos, estresse crônico, disfunções hormonais, vícios, experiências de violência doméstica ou abuso, perda do emprego, desemprego por tempo prolongado, separação conjugal, entre outros.
A presidente do GTH, Thalita Medeiros, explicou que o objetivo da roda de conversa foi fazer com que o profissional se atentasse às questões emocionais: “A partir dos exemplos de pacientes atendidos pelo Dr. Veloso, nós pudemos fazer com que as pessoas percebessem que o corpo fala e através desses sinais que o corpo emite, a gente pode identificar a necessidade de suporte psicológico para lidar com os desafios da vida, reconhecer isso e pedir ajuda profissional para nos apoiar e ajudar essas fases de dificuldade da vida.”
Onde buscar atendimento
A Unidade de Saúde Mental Infantojuvenil instalada no Himaba presta acolhimento a pacientes com transtornos mentais que necessitam de atendimento psiquiátrico de urgência. O serviço atende pacientes que dão entrada pelo Pronto-Socorro da unidade ou foram encaminhados de outros hospitais pela Central de Regulação de Internação da Secretaria da Saúde (Sesa).
Os atendimentos têm como objetivo estabilizar o paciente que está em surto, por meio de tratamento com medicamentos e atividades psicopedagógicas, colocando esse paciente novamente em condições de conviver em sociedade.
O Himaba oferece serviço 24 horas de pronto-socorro e internação na área psiquiátrica.
O Himaba
Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Sesa.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
(27) 3636-3187