28/02/2020 10h56 - Atualizado em 28/02/2020 15h02

Jornalistas da Grande Vitória participam de reunião com equipe do Centro de Operações Estratégicas

Na tarde desta quinta-feira (27), o secretário de Estado da Saúde reuniu editores e repórteres de veículos de comunicação da Grande Vitória para esclarecer questões relacionadas ao novo coronavírus. O encontro teve como objetivo auxiliar esses profissionais na cobertura jornalística sobre a doença. Reuniões como esta vêm sendo realizadas com todos os setores da sociedade dentro de suas particularidades.

Além do secretário, participaram do debate o coordenador do Centro de Operações Estratégicas (COE) da Secretaria da Saúde (Sesa), Luiz Carlos Reblin; a chefe da Vigilância Epidemiológica, Larissa Dell Antônio; o coordenador do Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES), Rodrigo Rodrigues; o representante do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Bartolomeu Martins; e o presidente da Sociedade de Infectologia do Espírito Santo, Alexandre Rodrigues da Silva.

No início do encontro, Nésio Fernandes destacou o cuidado necessário para circular uma informação, ressaltando que é importante que o conteúdo divulgado tenha evidências científicas para evitar as chamadas Fake News.

O representante do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Bartolomeu Martins, reforçou a importância de os jornalistas buscarem sempre fontes confiáveis para apuração de suas matérias e destacou que o Ministério disponibiliza em seu portal (https://saude.gov.br/) ou em sua página no Instagram (@minsaude) informações claras para toda a população.

Já o coordenador do COE, Luiz Carlos Reblin, explicou que o comitê é uma estratégia que nasceu na década de 1970 para enfrentamento de incêndios florestais nos Estados Unidos, e transformou-se em uma sala de situação. O trabalho, no entanto, é temporário, e a criação do comitê não é motivo para alarme, pois trata-se de um conjunto de pessoas que se reúnem para traçar estratégias de contenção e, neste caso, do Covid-19.

A chefe da Vigilância Epidemiológica, Larissa Dell Antônio, ressaltou que o grupo foi o responsável pela elaboração do plano de Contingência, tornando o Espírito Santo o primeiro Estado da região Sudeste a elaborar o documento, e frisou que não é preciso pânico, pois todas as medidas para evitar a transmissão do vírus estão sendo adotadas desde as primeiras informações sobre os casos na China.

Medidas preventivas

Devido ao alarde que tem ocorrido no Espírito Santo com a possibilidade da chegada da doença ao Estado, parte da população tem corrido às farmácias para adquirir máscaras e álcool em gel na tentativa de evitar a contaminação.

No entanto, o coordenador do Lacen-ES, Rodrigo Rodrigues, disse que o Covid-19 é apenas mais uma gripe e que o Espírito Santo já enfrentou doenças de gravidade muito superior.

Segundo o presidente da Sociedade de Infectologia, Alexandre Rodrigues, para evitar a contaminação por qualquer doença respiratória é preciso criar hábitos constantes de higiene.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard