15/08/2025 11h17

Lacen-ES é destaque no II Encontro da Rede Genômica da Fiocruz

O Espírito Santo se destacou como referência nacional na vigilância em saúde, liderando o sequenciamento genômico de vírus de interesse para a saúde pública no Brasil. O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) foi um dos protagonistas do II Encontro da Rede Genômica da Fiocruz, realizado nesta quinta-feira (14), no Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro (RJ).

 

O Lacen-ES tem se destacado no sequenciamento genético de diversos vírus, identificando códigos genéticos, mutações e outras informações cruciais sobre esses organismos. Desde 2024, o laboratório capixaba sequenciou 1.303 amostras de arbovírus — como Dengue, Chikungunya e Oropouche —, representando 26% do total de 5.000 genomas depositados em bancos de dados genômicos mundiais pelo Brasil. Esse desempenho é resultado de um moderno parque tecnológico, equipado com sequenciadores NGS de última geração e uma equipe altamente especializada.

 

O trabalho do Lacen-ES é essencial para que as autoridades de saúde monitorem o comportamento dos vírus no estado, permitindo respostas rápidas em cenários endêmicos. A vigilância genômica abrange patógenos como SARS-CoV-2 (Covid-19), influenza, febre Oropouche, coqueluche e tuberculose, entre outros. “O volume de amostras sequenciadas garantiu ao Lacen-ES o convite para apresentar seus dados no simpósio da Fiocruz. Nossa equipe já publicou oito artigos sobre Covid-19 e febre Oropouche em revistas internacionais”, destacou o diretor do Lacen-ES, Rodrigo Ribeiro.

 

Durante o evento, Rodrigo Ribeiro apresentou o cenário da vigilância genômica capixaba, incluindo o mapeamento genômico de cinco vírus (SARS-CoV-2, DENV 1-4, CHIKV, OROV e ZIKV), além da análise de 280 patógenos respiratórios e a identificação de cerca de 2.000 marcadores de resistência antimicrobiana (AMR). “Desde 2023, com a incorporação dessa tecnologia ao nosso parque tecnológico, conseguimos traçar a evolução do Covid-19, acompanhar suas mutações e identificar o surgimento de novas variantes”, afirmou Ribeiro. Esses dados impulsionam avanços tanto na ciência quanto na gestão da saúde, otimizando o cuidado com os pacientes.

 

Reconhecimento nacional

O Lacen-ES é o laboratório de saúde pública com o maior número de ensaios acreditados pelo Inmetro (ISO 17025:2017) no Brasil, totalizando mais de 92 ensaios certificados com padrões internacionais de qualidade. Em 2019, foi selecionado pelo Ministério da Saúde como um dos cinco laboratórios de referência regional para tuberculose e micobactérias não tuberculosas. Durante a pandemia de Covid-19, destacou-se como um dos laboratórios mais ágeis do país, liberando a maioria dos exames em 24 a 36 horas.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard