09/09/2025 10h38 - Atualizado em 09/09/2025 12h02

Lacen/ES é líder nacional em certificação ISO na saúde pública

O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) reafirmou a excelência como referência nacional em diagnósticos laboratoriais, ao ampliar o número de ensaios acreditados pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. Neste ano, o Lacen/ES passou a contar com um portfólio de 92 ensaios acreditados e se consolida como o laboratório público com maior número de ensaios acreditados nesta norma no Brasil.

De acordo com o diretor do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, essa ampliação evidencia o compromisso de todos os profissionais que atuam no laboratório em seguir com rigor os requisitos exigidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Neste ano, o Lacen/ES teve um crescimento de 37,3% no número de ensaios acreditados e isso vem após uma rigorosa avaliação do Inmetro. Passamos a contar com um portfólio com 92 ensaios acreditados, que têm o reconhecimento dos padrões internacionais de qualidade”, destacou Rodrigues.

Ainda segundo o diretor do Lacen/ES, entre os demais estados brasileiros que contam com a mesma certificação, como Amazonas, Mato Grosso e Minas Gerais, o Espírito Santo se destaca pelo quantitativo de ensaios acreditados, superando a soma de ensaios acreditados dos três estados.

“O número de ensaios acreditados pelo Lacen/ES é maior que a soma dos índices destes três estados que também têm a mesma acreditação. Além disso, hoje, 47,9% dos ensaios realizados no laboratório são acreditados com padrões internacionais de qualidade e isso não só representa a diversificação dos trabalhos realizados, como consolida o pluralismo em saúde humana, vigilância ambiental e segurança alimentar”, disse Rodrigo Ribeiro Rodrigues. 

Ensaios acreditados em norma internacional têm aumento de mais 350% nos últimos seis anos

O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) passou de 26 ensaios acreditados em normas internacionais em 2019 para os 92 ensaios em 2025, representando um aumento na qualidade dos serviços prestados, além do aumento em mais de 350% no número de ensaios acreditados.

Para Rodrigues, o início desse processo aconteceu ainda em 2019, quando o laboratório passou a contar com 26 ensaios na área de saúde humana certificados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE).

Em 2021, como conta Rodrigues, o laboratório ampliou o número de ensaios acreditados, mesmo diante do cenário da pandemia da Covid-19, passando para 42. “Mesmo enfrentando os desafios da pandemia, o Lacen/ES ampliou seu escopo e se destacou pela agilidade ao liberar a maioria dos exames em 24 a 36 horas, um feito que o colocou entre os laboratórios mais eficientes do País”, lembrou o diretor do Lacen/ES.

Já em 2023, a qualidade dos serviços prestados passou a diversificar. De acordo com o diretor do Lacen/ES, o laboratório ampliou para 67 o número de ensaios acreditados, incorporando análises químicas e biológicas nas áreas de meio ambiente, alimentos e bebidas. Já em 2025, essa diversidade foi consolidada, com os 92 ensaios acreditados entre saúde humana, vigilância ambiental e segurança alimentar. 

O que significa ensaios acreditados

A acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 representa o reconhecimento formal da competência técnica de um laboratório de ensaio ou calibração, atestada por um organismo nacional ou internacional, que verifica que o laboratório atende aos requisitos dispostos pela norma. A normativa define os critérios para um sistema de gestão da qualidade e para a capacidade técnica dos laboratórios, assegurando a rastreabilidade, confiabilidade, validade e comparabilidade internacional dos resultados obtidos.

“Trata-se de um verdadeiro pilar de confiança para a sociedade, pois garante a precisão e confiabilidade nos resultados laboratoriais. Essa certificação minimiza erros que poderiam comprometer diagnósticos críticos, otimiza processos, reduz desperdícios e eleva a qualidade das informações em saúde. As acreditações conquistadas pelo Lacen/ES reforçam seu compromisso com a oferta de serviços de excelência, protegendo a saúde da população capixaba e contribuindo para o fortalecimento da vigilância em saúde em nível nacional”, explicou Rodrigo Ribeiro Rodrigues.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard