Lacen-ES faz curso de atualização para a equipe em busca de certificação do Inmetro

Profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) participam, nesta segunda (18) e terça-feira (19), de uma atualização em cabine de segurança biológica e capela de segurança química. As cabines de segurança biológica são utilizadas em exames com amostras biológicas e têm por objetivo proteger o operador, o meio ambiente e as amostras manipuladas. Já as capelas de segurança química são utilizadas na realização de exames que oferecem risco químico para o profissional que está manipulando as amostras.
“O principal objetivo do curso é aprimorar a utilização desses equipamentos, que são essenciais para garantir tanto a qualidade dos exames quanto a segurança dos profissionais. Outro objetivo é esclarecer os processos de manutenção das cabines, garantindo melhor performance aos equipamentos”, explicou a coordenadora do Núcleo da Qualidade do Lacen-ES, Rita Lecco Fioravanti.
O curso será ministrado pelo engenheiro Marcelo Aires, especialista na área e consultor técnico da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) da Secretaria de Vigilância em Saúde, órgão do Ministério da Saúde. Ele vem ao estado a pedido do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo, que, com esse curso, dá mais um passo para requerer a certificação de ensaios concedida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
“Esse curso vai ao encontro do esforço que o Lacen tem feito para atualizar seu corpo técnico, revisar seus procedimentos operacionais e adequar seus recursos e ensaios para submeter à análise do Inmetro objetivando a acreditação de ensaios concedida pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE)”, detalhou Rita Lecco.
Segundo Neudo Heleodoro, integrante do Núcleo da Qualidade do Lacen-ES, nos dois dias de curso os profissionais passarão por atividades teóricas e práticas, por meio das quais serão abordados conceitos, terminologias, componentes, desempenho, avaliação de risco, classificação, processos de exaustão, descontaminação, testes e certificação dos equipamentos, ressaltando os parâmetros essenciais para o Sistema de Gestão da Qualidade.
“Estamos em busca da acreditação e essa atualização é uma parte de todo o processo de preparação pelo qual estamos passando. A acreditação do Inmetro é uma das mais importantes acreditações para laboratórios. Cada estado brasileiro tem um laboratório de saúde pública. Hoje, só dois deles possuem a certificação, e nós, do Espírito Santo, também desejamos obter esse selo de qualidade que é respeitado internacionalmente”, explicou Heleodoro.
Gilsa Rodrigues, gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, área à qual o Lacen está subordinado, destaca que o Laboratório Central é parte integrante da Rede Nacional de Laboratórios e tem grande relevância no contexto da saúde pública. “O Lacen é centro de referência estadual de conhecimento técnico em diagnóstico laboratorial nas áreas de vigilância ambiental, epidemiológica e sanitária, e auxilia na tomada de decisões e na realização de ações de vigilância em saúde”, ressaltou a gerente, reforçando a importância da busca pela acreditação.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643