Mais de 100 servidores municipais concluem curso de Planejamento Estratégico e Gestão Municipal do SUS

Mais de 100 servidores de 66 municípios capixabas concluíram o curso de Capacitação em Planejamento Estratégico e Gestão Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), promovido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com a Subsecretaria de Planejamento e Transparência da Saúde (SSEPLANTS). O encerramento da formação aconteceu nessa quarta-feira (10), na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).
Durante sete meses, 117 profissionais de saúde participaram do curso, que teve como foco a elaboração dos instrumentos de planejamento municipais para o período de 2026 a 2029, em sintonia com o Plano Estadual de Saúde (PES). Até o momento, mais de 60 planos municipais já foram entregues ou estão em andamento e 17 deles já receberam aprovação.
Na abertura do evento, o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou a relevância do planejamento para a gestão. “O planejamento estratégico é dinâmico e precisa estar sempre em construção. O essencial é que exista esse documento e que vocês pensem de forma estratégica para além da rotina da Secretaria Municipal de Saúde”, ressaltou.
O diretor-geral do ICEPi, Erico Sangiorgio, reforçou o papel da parceria entre Estado e municípios. “Planejar a saúde é essencial, e o ICEPi mais uma vez contribuiu para qualificar o SUS capixaba por meio dessa formação”, afirmou.
Também participaram da mesa de abertura o subsecretário de Estado de Planejamento e Transparência da Saúde, Francisco José Dias da Silva; a gerente de Ensino do ICEPi, Carolina Perez; a secretária de Saúde de Vitória, Magda Cristina Lamborghini; e a representante do Conselho Estadual de Saúde (CES/ES), Roziani Pereira.
Segundo o subsecretário Francisco José Dias da Silva, a iniciativa fortalece o olhar sistêmico sobre a gestão. “Estamos qualificando pessoas para estruturar o Plano Municipal de Saúde, que direciona os próximos quatro anos da gestão”, disse.
Já Carolina Perez destacou a importância da cooperação: “Essa formação é bipartite, feita junto aos municípios, e marca um momento de planejar com a qualidade que o SUS merece”, frisou.
Para os alunos, a experiência também foi valiosa. A servidora de Vila Velha, Alessandra Carla Olm contou que a troca entre os municípios foi fundamental. “Não é apenas sobre entregar um documento formal, mas sobre assumir compromissos com a saúde do município para os próximos anos”, compartilhou.
Com a conclusão do curso, o Espírito Santo avança na construção de um SUS mais organizado, participativo e preparado para os desafios futuros, fruto do esforço coletivo entre Estado e municípios.
Veja as fotos: https://flic.kr/s/aHBqjCtNvj
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br