23/11/2021 11h09 - Atualizado em 23/11/2021 18h30

Mais de cem pessoas são operadas de catarata em sábado de mutirão

Em mais uma agenda de visitas pelo Estado para acompanhar campanha de vacinação Contra a Covid-19, obras na rede hospitalar própria e serviços oferecidos pelo Governo do Estado para a população, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, acompanhado do superintendente Estadual de Saúde na Região Sul, José Maria Justo, e do assessor especial Paulo Roberto Alves Guimarães, acompanhou, nesse sábado (20), o mutirão de cirurgias oftalmológicas eletivas que está sendo realizado na cidade de Alegre.

Até as 14h30, 118 pacientes agendados vindos de vários municípios da região já haviam sido operados de catarata. As cirurgias começaram as 04h e seguiram até as 16h.

Em outubro, o governador do Estado, Renato Casagrande, esteve no município e anunciou a oferta de mais de 15 mil procedimentos oftalmológicos na Região Sul, por meio do Programa Saúde Fácil. A previsão é que sejam realizadas 4.056 consultas, 8.970 exames e 2.946 cirurgias em três meses, com investimento na ordem de R$ 2,57 milhões.

Serão contemplados os 26 municípios que compõem a macrorregião sul, representando aproximadamente 670 mil pessoas assistidas. Têm sido feitas, em média, segundo explicou o superintendente José Maria Justo, 150 cirurgias a cada dia de mutirão, sendo duas etapas – uma para cada olho.

Acompanhado do prefeito Nemrod Emerick, o Nirrô, e o secretário Municipal de Saúde, Emerson Gomes Alves, o secretário Nésio Fernandes conversou com alguns dos pacientes. Um deles, Sebastião Tonellato, 73 anos, morador de Castelo, aguardava há três anos pela cirurgia. “Eu estava muito ansioso por essa cirurgia. Já sentia prejuízo na visão, ocorreu tudo bem, foi muito tranquilo e o atendimento está muito bom. Hoje foi a visão direita e agora vou agendar a esquerda”.

Agenda de vacinação

Durante o dia, o secretário Nésio Fernandes acompanhou a mobilização nacional de “Mega Vacinação” estimulada pelo Ministério da Saúde para este sábado, com incentivo à dose de reforço para os idosos e complementação do esquema vacinal.

Em Alfredo Chaves, recepcionado pela secretária Municipal de Saúde, Silvia Pinto Ferreira, o secretário vacinou Maria Helena Pereira Cardoso, 76 anos, com a dose de reforço. “Vacinar é um alívio. Essa doença trouxe muita dor para mim, perdi uma filha há cinco meses. Todo mundo tem que se conscientizar e tomar a vacina para não sofrer como eu”, destacou a idosa.

Moacir Batistim, 75 anos, morador de São Roque de Maravilhas, também tomou a dose de reforço. “Eu estava na roça trabalhando e passei mal, fui ao médico e descobri que era Covid-19, passei muito mal, mas agora estou bem. Se tiver uma quarta dose eu tomo também”. De acordo com a secretária Silvia Ferreira, em média, 280 pessoas foram vacinadas no sábado.

Recebido pelo prefeito Jocenei Castelari e pela secretária Municipal de Saúde, Viviane Silva Hemerly, em Rio Novo do Sul, o secretário Nésio Fernandes conheceu um pouco do trabalho da Atenção Primária do município, que conta com seis equipes de Estratégia de Saúde da Família para a cobertura de 12 mil habitantes, conversou com uma médica que participa do provimento do Programa Qualifica APS, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (Icepi), e com alguns profissionais da saúde do município.

O prefeito Jocenei Castelari agradeceu a visita do secretário: “o Governo está de parabéns pelo trabalho realizado. A articulação com os municípios no enfrentamento à pandemia tem sido valiosa, bem como todo o suporte dado a nós.”

Em Cachoeiro de Itapemirim, a vacinação na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde) seguiu a todo vapor. O secretário Municipal de Saúde, Alex Wingler informou que serão ofertadas 6,9 mil vagas para vacinação em 23 Unidades de Saúde. “Hoje a ação é voltada para pessoas acima de 12 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal; quem está com a segunda dose em atraso ou vencendo no dia da ação; e para o público apto a receber a dose de reforço (terceira dose) – idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos”.

Em Cachoeiro, quem for vacinar pode colaborar com a campanha “Compartilhe Amor” doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene. A prefeitura destina todos os produtos arrecadados para famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos