16/10/2023 18h19 - Atualizado em 16/10/2023 18h23

Mais de mil doses de vacinas aplicadas durante cinco dias da feira Exagerado

Foto: Divulgação/Sesa

Quem aproveitou o último feriadão para conhecer as ofertas da feira de liquidação Exagerado acabou também podendo atualizar o esquema de vacinação contra a Covid-19 e a Influenza. A Secretaria da Saúde (Sesa) e a Prefeitura da Serra contabilizaram o total de 1.190 doses aplicadas durante os cinco dias de evento, que aconteceu de 11 a 15 de outubro.

Uma dessas pessoas foi a autônoma Tatiana Aparecida de Souza, que compareceu ao Exagerado apenas com o objetivo de completar a carteira de vacinação dela. “Fiquei sabendo que estariam aqui fazendo a vacinação da Covid-19 e Influenza, e resolvi aproveitar a oportunidade e completar minha carteira de vacinação”, explicou.

“Às vezes, com as atribulações do dia a dia, vamos adiando e isso não é bom. Acho muito importante essas ações em eventos onde circulam uma grande quantidade de pessoas, para conscientizá-las da necessidade de estarem com a vacinação em dia. O Governo faz a parte dele fornecendo as doses, mas a gente também precisa fazer a nossa parte e, assim, unidos estaremos ajudando a evitar o agravamento da doença. Em casa, agora, estamos todos com o ciclo completo”, ressaltou Tatiana Souza.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Daniella Grilo, explicou que essa ação de vacinação, dentro de um evento que recebe um grande público, é uma estratégia imprescindível para a saúde pública na prevenção de disseminação de doenças.

A secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, também destacou a importância da ação. “Aproveitar eventos com grande circulação de pessoas é essencial para conscientizar a população sobre a vacinação, dando oportunidade para que as famílias atualizem o esquema vacinal”, pontuou.

Gota de Vida

Jeferson Carlos também estava na feira e aproveitou a oportunidade para conhecer o aplicativo Gota de Vida, desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes). Além dele, vários outros visitantes pararam para se informar sobre a plataforma, lançada em junho deste ano.

“Acho muito importante ser um doador de sangue. Precisamos pensar que hoje a gente pode não estar precisando, mas qualquer dia poderemos precisar, assim como qualquer outra pessoa, um parente, um amigo, um desconhecido. Então, agindo preventivamente, doando sangue, estaremos contribuindo para o aumento dos estoques e ajudando a salvar muitas vidas”, ressaltou Jefferson Carlos.

O objetivo da plataforma Gota de Vida, como explicou o pesquisador do ICEPi Fábio Alvarenga, é justamente incentivar a doação de sangue e fomentar a repetição dessa prática, visando a mitigar os períodos de escassez nos bancos de sangue da Hemorrede Pública Estadual. “O aplicativo tem como propósito transformar a cultura de doação de sangue no Estado de forma intuitiva, por meio da tecnologia”, frisou Fábio Alvarenga.

A plataforma oferece diversas funcionalidades que garantem o melhor entendimento da população sobre os requisitos necessários para ser um doador de sangue, além de proporcionar uma experiência gamificada, que estimula a doação regular e também a captação de novos voluntários.

O sistema é similar a uma rede social, com mecanismos que incentivam a doação entre amigos, e ainda conta com um espaço para divulgação de histórias inspiradoras e pedidos de doação de reposição.

Além disso, com o aplicativo, é possível agendar o dia e o horário da doação, verificar o estoque de sangue de cada tipo sanguíneo, acessar um mapa com a localização de todos os pontos de coleta da hemorrede pública capixaba, assim como acompanhar a contagem regressiva para a próxima doação.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde
Rachel Martins