04/08/2017 18h47 - Atualizado em 04/08/2017 18h53

“Mamaço” encerra programação com as mães no Hospital Estadual Dr. Jayme

As atividades em celebração à Semana Mundial do Aleitamento Materno que envolveram as mamães, acompanhantes, funcionários e visitantes do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra, foram encerradas nesta sexta-feira (04). O ponto alto da celebração foi a participação de antigos pacientes que se juntaram as mais de 30 mulheres, entre gestantes, puérperas e mães que estão acompanhando seus filhos na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN) para o “mamaço”.

No pátio central, cerca de 18 recém-nascidos foram amamentados coletivamente na manhã desta sexta-feira (04), inclusive, o Adam William Favarato. O bebê, de apenas seis meses, nasceu em janeiro desse ano, pesando 1,4 kg. A mãe contou que, desde o nascimento, o Adam recebia o leite materno mas, só conseguiu colocar seu filho no peito depois de quase dois meses de internação.

“Ele nasceu com baixo peso e com problemas graves, precisou de muitos cuidados da equipe mas, desde o início, me estimulavam a retirar o leite para dar ao Adam. Só consegui amamentá-lo, segurá-lo nos meus braços, com quase dois meses de internação e foi uma experiência única. Fiz questão de vir até aqui hoje agradecer esses profissionais que cuidaram do meu filho e mostrar a essas mães que vale a pena acreditar”, falou para todo o público presente Vanessa Paula da Rocha, mãe do Adam.

Com quase 2 aninhos, o Davi também veio participar da ação. Antigo paciente do Hospital Dr. Jayme, o menininho nasceu com 845 gramas e batalhou muito para estar aqui hoje. “O Davi é uma vitória de Deus na minha vida. Ele nasceu com seis meses de gestação, nós não acreditávamos que ele fosse sobreviver e aqui está, lindo, forte e cheio de vida. Acreditem nos seus filhos e confiem na equipe, eles são exemplo de dedicação e coragem”, disse Sônia Damasceno, a mãe do Davi.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

“A programação foi pensada, justamente, para empoderar as mamães tanto em relação à informação quanto ao desprendimento da amamentação em público. O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento das crianças, por isso, explicamos o que é o leite materno, suas propriedades e as melhores formas de amamentar e trabalhamos ainda com técnica de massagem e relaxamento dos bebês, sem esquecer o lado social das mães”, contou a coordenadora da UTIN, a pediatra Silvia Louzada.

Durante quatro dias, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e voluntários se dividiram para colocar em prática as ações com mais de 60 mães internadas na Maternidade ou que estão acompanhando seus filhos na UTIN/UCIN. Para o diretor-geral do Hospital Estadual Dr. Jayme, Rogerio Griffo, o resultado foi é o símbolo maior do amor da família.

“O leite materno é o alimento mais rico e nutritivo para os bebês e ele é de graça. Amamentar é o símbolo do seu amor para com ele, do carinho da família que participa desse momento. É muito bonito ver esse encontro acontecer e saber que estimulamos o aleitamento materno, saber que as equipes se esforçam para cuidar e zelar pelo “mamaço”, destacou Rogerio Griffo.

 

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 99274-5245

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard