01/08/2023 10h00

Mamães do Hospital Estadual Dr. Jayme se preparam para o ‘mamaço’

A programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, começa nesta terça-feira (1º) com a distribuição dos laços dourados, símbolo da campanha. A semana será dedicada às mamães internadas e àquelas que estão com seus filhos na Maternidade de Alto Risco da unidade. O último dia de programação será marcado pelo “mamaço”, na quinta-feira (03).

“A amamentação é uma das experiências mais significativas da maternidade. Proporciona um contato íntimo entre a mãe e o bebê, nutrindo um vínculo que durará a vida toda. Nesse sentido, o laço dourado representa todo o valor da amamentação e os vínculos criados, além do significado da cor e da rede de apoio. Enquanto instituição de saúde, desempenhamos um papel crucial de conscientização e incentivo”, lembrou a gerente da unidade Materno Infantil do Hospital Dr. Jayme, Ericka Chisté.

O segundo dia de atividades será um complemento ao primeiro. As mamães vão conhecer os aspectos emocionais da amamentação, se aprofundar nas questões de saúde e serão orientadas sobre o assunto. A roda de conversa contará com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, além da psicologia e do serviço social. A ideia é apresentar os desafios da amamentação exclusiva e os benefícios que esse contato proporciona à mãe e ao filho.

“O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), entretanto, sabemos que algumas exceções existem, por isso, queremos demonstrar que em todos os casos é possível haver cumplicidade e troca de afeto. O momento será de aprendizado e interação”, disse a médica neonatologista, Silvia Louzada.

O último dia de programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno da unidade, na quinta-feira (03), será marcado pelo “mamaço”. A partir das 10 horas, cerca de 20 mulheres vão se reunir para o aleitamento materno coletivo de seus bebês.

Segundo a coordenadora da Maternidade de Alto Risco do Hospital Dr. Jayme, Rosangela Maldonado, a expectativa já é grande. “Algumas mães ainda enfrentam o preconceito e, cabe a nós, enquanto sociedade, criar uma cultura que apoie, proteja e promova a amamentação. Cada pequeno gesto de apoio pode fazer a diferença na vida de uma mãe e seu filho”, completou a médica.

A programação continua ao logo do mês, entretanto, o público-alvo será dos profissionais da unidade Materno Infantil. A equipe participará de palestras e treinamentos com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas e garantir melhorias para os processos.

Mamaço – Amamentação dos bebês de forma simultânea
Data: 03/08 (quinta-feira)
Horário: 10 horas


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 3331-7589 / 99274-5245
assessoria.imprensa@hejsn.aebes.org.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard