Médicos de Viana recebem capacitação para ajudar na melhoria do fluxo regulatório estadual

A Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV), por meio do Núcleo de Regulação do Acesso (NRA), realizou, no último dia 18 de outubro, junto à Secretaria de Saúde de Viana, uma capacitação direcionada a médicos do município de Viana, com o objetivo de explicar o funcionamento do Sistema Estadual de Regulação, uma gestão integrada que reúne um conjunto de soluções que otimizam o fluxo de dados das instituições de saúde.
No mês de setembro, também foi realizado um encontro para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em que foi abordada a importância da atualização cadastral dos pacientes.
O superintendente da Regional de Saúde de Vitória, Alexsandro Vimercati, ressalta a importância dessas ações para a organização, o controle, o gerenciamento e a priorização do acesso e dos fluxos assistenciais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), ambulatorial e hospitalar.
“Atualmente, a Sesa (Secretaria da Saúde) tem o total controle, por meio do Sistema de Regulação, sobre a oferta e o tempo de espera de consultas e exames, o absenteísmo, a opinião formativa, o agendamento. Agora, a gente passa a dar mais transparência aos municípios, contando com as suas equipes médicas. Isso porque quando a gente começa a regulação na Sesa a parte mais importante é saber o que está acontecendo lá na ponta. Nesse processo, a descrição clínica detalhada do paciente é primordial”, destaca Alexsandro Vimercati.
Ele explica ainda que a atualização cadastral é outro ponto importante para evitar, seja em nível de município ou de Estado, o absenteísmo, que acontece quando, por algum motivo, o paciente não comparece no dia do agendamento. “O que ocorre é que, muitas vezes, por falta de informações corretas no cadastro do paciente, não é possível avisá-lo sobre o seu agendamento e quando ele falta, perde-se a vaga e, portanto, o recurso do governo destinado a ela. E o que é pior, retira a oportunidade do próximo paciente que está aguardando a sua vez de ser atendido”, frisa o superintendente.
“A Sesa vem trabalhando, por meio da tecnologia, para diminuir esse gargalo. A capacitação começou por Viana, mas deve passar pelos 23 municípios da Regional Metropolitana de Saúde”, completa Alexsandro.
A capacitação contou ainda com a presença do gerente de Regulação Ambulatorial, Andréa Lorenzutti, e da médica reguladora Patrícia Grativol. Foram destacados pontos importantes do fluxo regulatório, começando nas redes de referências das Unidades Básicas de Saúde (UBS); na avaliação da necessidade de inserção do paciente na Regulação Estadual; na inserção detalhada das informações da anamnese e do exame físico de forma clara e completa; e no envio de arquivos, como laudos, receitas e exames complementares, que, quando anexados ao sistema, auxiliam no melhor direcionamento para o paciente, além de classificá-lo corretamente dentro da prioridade do agendamento.
Andréa Lorenzutti ressalta que o objetivo da capacitação é esclarecer as dúvidas dos médicos nas Unidades Básicas de Saúde sobre o Sistema de Regulação. “É fundamental que as opiniões formativas tragam o diagnóstico detalhado do paciente, de forma clara e resolutiva”, alerta.
Já a médica reguladora Patricia Grativol explica como as descrições clínicas corretas na solicitação ajudam no fluxo para um melhor atendimento ao paciente. “É por meio delas que conseguimos verificar se o quadro clínico está dentro do perfil de atendimento prestado pelo Sistema de Regulação; os prestadores que têm agenda naquele item e atendem o perfil clínico descrito; e qual é o grau de prioridade. Esse detalhamento facilita o processo do médico regulador e, o principal, agiliza o atendimento e o acesso à consulta, exame ou procedimento solicitado de forma mais rápida”, detalhou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde
Rachel Martins
rachelmartins@saude.es.gov.br