02/03/2016 12h33 - Atualizado em 02/03/2016 12h39

Médicos iniciam residência no Hospital Estadual Dr. Jayme

O mês de março começou e, junto dele, o desafio para os 16 médicos aprovados no processo seletivo de Residência Médica 2016 do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra. O período de estudos pode durar de dois a três anos, dependendo da área escolhida. 

A residência médica nada mais é que um programa de estudos de pós-graduação, credenciado pelo Ministério da Educação (MEC), sob a forma de curso de especialização. Os profissionais trabalham em instituições credenciadas sob orientação de médicos especialistas e, concluído o tempo, recebem o título de especialistas. 

Para o coordenador do programa de residência médica da Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (AEBES), organização social que administra o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Alexandre Maulaz, a unidade fornece o que há de melhor em recursos e mão de obra. “Na graduação, sabemos que 80% do ensino é teoria. Agora, tudo mudou, vocês terão 90% de prática. Chegou a hora de vivenciar os casos, discutir com os seus pares os quadros clínicos e aprender com o que há mais moderno no Estado”, disse Maulaz durante a recepção aos residentes. 

Este é o terceiro ano em que o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves oferta vagas de residência médica. Para 2016, foram abertas 16 vagas, uma a mais que o ano passado, para as especialidades de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (04); Ortopedia e Traumatologia (02); Cirurgia Vascular (02); Cirurgia Geral (04) e Clínica Médica (04). Dos aprovados, dois são de Minas Gerais e um da Bahia. 

O diretor-geral da unidade, Rogério Griffo, destacou o esforço dos profissionais para aprovação no concurso e lembrou que o paciente deve ser sempre o grande beneficiado. “Vocês fazem parte da elite daqueles que persistiram e o estudo deve ser uma constante. Aqui, eu gostaria de destacar que o objetivo maior é ofertar aos usuários do Sistema Único de Saúde um profissional capacitado em prestar assistência humanizada e com qualidade”, enfatizou. 

O diretor clínico da unidade também recepcionou os residentes e lembrou que esse período é de preparação para a vida toda. “Serão dois, três anos de aprendizado que vocês levarão para o resto de suas vidas. O importante é sair daqui diferente do que estão entrando, aproveitem cada minuto”, destacou Afonso Carlos Pimenta Vanzo.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com

Foto: Comunicação/HEJSN

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard