12/01/2022 13h54 - Atualizado em 12/01/2022 14h00

Melhorias na gestão do Hospital São Lucas aumentam procedimentos realizados em 2021

As mudanças no Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, após a Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes) assumir a gestão do hospital, deram uma nova cara à instituição, que também aumentou o número de atendimentos de urgência e emergência, bem como os ambulatoriais, e diminuiu o tempo de internação, graças ao Escritório de Altas. Essas melhoras são resultado do trabalho realizado na unidade em 2021, incluindo também a inauguração de novos leitos de UTI e um heliponto.

Um dos destaques que não pode deixar de ser mencionado é o número de cirurgias realizadas na unidade, que aumentou em relação aos anos anteriores e também bateu um recorde: 756 cirurgias no mês de novembro de 2021. Além disso, as mudanças realizadas no fluxo do Pronto-Socorro proporcionaram mais conforto e qualidade ao atendimento, permitindo que, pela primeira vez, a instituição pudesse contar com uma sala de trauma, além da sala de choque.

Com mais espaço, o que possibilita o atendimento de múltiplas vítimas, a nova configuração na ala tornou o acesso mais fácil e rápido ao centro cirúrgico e UTIs, garantindo agilidade e segurança na continuidade do tratamento aos pacientes, bem como ficou localizado de forma estratégica para permitir que os pacientes trazidos por helicóptero tenham acesso direto do heliponto até a sala de trauma.

A diretora-geral do hospital, Cynthia Milanez, comemorou os feitos de um ano da nova gestão e explicou que, com a diminuição de casos de Covid-19, novos desafios foram surgindo, uma vez que os acidentes do cotidiano voltaram a crescer, atingindo números até maiores do que antes da pandemia. No entanto, ela enfatizou que a organização da equipe, a revisão de processos e a implementação de melhorias permitiram que a demanda aumentasse, mantendo a qualidade da assistência, sempre com o intuito de oferecer o melhor atendimento ao paciente.

“A revisão dos nossos processos foi essencial para aprimorar o serviço e permitir um ano de tantos recordes. Outra alegria enorme foi receber, pela primeira vez, os acadêmicos dos cursos de Medicina, Odontologia, Nutrição e Enfermagem de diversas faculdades da Grande Vitória para um programa de estágio, além de médicos residentes que vieram aprimorar a sua formação. Sem dúvida, a organização, a união e a dedicação das equipes foram os principais motivadores das mudanças positivas”, ressaltou Cynthia Milanez.

As melhorias no fluxo de entrada, a ampliação dos cuidados na permanência e a alta programada para diminuir o período de internação, favorecendo a saída segura e mais rápida dos pacientes, são os pontos principais apontados pelo diretor técnico Alexandre Bittencourt, que contribuíram com as melhorias visíveis em todos os setores do hospital. Segundo ele, garantir o cuidado do paciente, desde o momento da admissão até a alta, é uma das formas de tornar o atendimento mais humanizado e efetivo.

“O nosso primeiro ano no hospital foi repleto de desafio, mas também muitas vitórias. As melhorias nos processos do centro cirúrgico garantiram um aumento importante no número de cirurgias e aos poucos as equipes foram abraçando as mudanças. A perspectiva é crescer e oferecer um serviço ainda melhor para os capixabas”, reforçou Bittencourt. 

Recorde de cirurgias

Um painel de agendamentos para melhorar a visão do mapa cirúrgico, visita pré-operatória e a união de setores foram algumas estratégias usadas no Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ para manter o número de cirurgias realizadas por mês em crescimento, até atingir o impressionante número de 756 procedimentos no mês de novembro. Em 2020, o maior acumulado foi de 593 de cirurgias no mês de maio.

Segundo a gerente assistencial Emanuelle Vescovi, todas as ações de forma integrada permitiram não só o recorde, mas a consolidação de mais de 700 cirurgias por mês. “Com a criação desse sistema podemos ter uma visão ampla do processo, fazendo com que as cirurgias fossem marcadas de forma mais ágil e assertiva. Paralelamente, realizamos uma conferência na véspera do procedimento envolvendo: cirurgião, CME e CC (OPME) e, dessa forma, conseguimos alinhar processos e diminuir o índice de cancelamentos de cirurgias”, pontuou.

Emanuelle Vescovi destacou ainda a visita pré-operatória da enfermagem, que também possibilitou o alinhamento e conferência de termos e exames necessários para a realização da cirurgia. “Todas as ações foram desenvolvidas para aumentar a produtividade e otimizar o giro de sala no centro cirúrgico, resultando nesse aumento expressivo e no novo recorde”, comemorou a gestora assistencial. 

O hospital e suas especialidades

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ foi inaugurado em 1968 e, desde então, já passou por diversas reformas e ampliações. Localizado no bairro Forte São João, em Vitória, a unidade é referência estadual para atendimentos de traumas de média e grande complexidade, urgências, emergências, além de ser porta aberta para atendimento à população e principal hospital para atendimento de demandas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 e Corpo de Bombeiros Militar (CBMES).

Entre as especialidades, a unidade conta com ortopedia, neurocirurgia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia buco-maxilo-facial, clínica médica, anestesiologia e intensivista. Os pacientes também podem contar com uma equipe multidisciplinar durante o processo de reabilitação, composta por enfermeiro, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, farmacêutico, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

É importante ressaltar que algumas especialidades realizam procedimentos que ganharam destaque no cenário nacional. É o caso das cirurgias com fixador externo circular, conhecido como Ilizarov, que, segundo o ortopedista, Jansen Cuzuol, são realizadas com uma frequência grande na instituição e colocam o HEUE entre os dez hospitais do Brasil que mais utilizam esse equipamento nos procedimentos.

“É motivo de grande orgulho para nós ocupar uma posição tão significativa em nível nacional. Temos aqui um serviço que não perde para nenhum outro do País e é muito gratificante fazer parte da recuperação dos usuários e conseguir, mesmo após grandes traumas, restabelecer a função e permitir que eles voltem a uma vida mais próximo do normal”, contou o ortopedista.

O serviço de cirurgia buco-maxilo-facial do Hospital ‘São Lucas’ também é um destaque nacional. De acordo o coordenador Felipe Igreja, os dados da plataforma Data SUS demonstram que esse trabalho é o segundo maior em número de cirurgias com osteossíntese integrada do Brasil e o quinto maior em procedimentos, motivo de grande orgulho não só para os profissionais da equipe, como para toda a instituição.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”
Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.com.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard