20/12/2023 18h30

Monitoramento de doenças diarreicas agudas e de transmissão hídrica e alimentar é tema de capacitação

Quarenta profissionais de saúde de 10 municípios do sul do Espírito Santo passaram por uma capacitação do Programa de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas e Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (PMDDA/DTHA), da Secretaria da Saúde (Sesa). Promovido pela Superintendência Regional Sul de Saúde, o treinamento ocorreu na última quinta-feira (14) e sexta-feira (15), em Guaçuí, e contou com apoio da Secretaria de Saúde do município. 

Foram capacitados enfermeiros, coordenadores de vigilâncias municipais em saúde (Ambiental, Sanitária e Epidemiológica) e técnicos municipais do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VigiÁgua). São profissionais que atuam nos municípios de Alegre, Anchieta, Atílio Vivácqua, Castelo, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Ibitirama, Iúna, Marataízes e Muniz Freire.

“Nosso objetivo principal foi reiterar aos municípios o quão fundamental é o monitoramento das doenças diarreicas agudas. Reforçamos, sobretudo, a importância da prevenção, do controle e do tratamento precoce da cólera e de síndromes hemolítico-urêmicas (SHUs), no sentido de evitar casos graves e óbitos. Por tudo isso, entendemos o papel da educação em saúde, por meio de capacitações”, destacou a coordenadora estadual do PMDDA/DTHA, Valéria Cristina Pim.

A referência técnica regional do programa, Renata Saldanha, complementou que os municípios foram orientados sobre o fluxograma de procedimentos a serem adotados diante de eventuais surtos. “Com isso, visamos ao fortalecimento das ações de detecção e notificação tanto dos casos de diarreia, quanto de doenças relacionadas à agua”, explicou.

O encaminhamento de amostras para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen/ES) e situação das DDA/DTHA na região também estiveram entre os temas do treinamento, que foram ministrados por especialistas do Lacen/ES e por residentes da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Luciana Almeida

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde

Felipe Bezerra

felipebezerra@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard