Municípios capixabas recebem mais de 200 profissionais para formação em Atenção Primária à Saúde
O Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) recebeu 201 profissionais de saúde em 35 municípios capixabas para a formação em serviço ofertada pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) na Atenção Primária à Saúde. A adesão ocorreu na última quarta-feira (28), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.
São enfermeiros, médicos, cirurgiões-dentistas, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, profissionais de educação física, psicólogos, fonoaudiólogo e arte educador que vão fazer formações em Saúde da Família, Interprofissionalidade e Consultório na Rua.
O diretor-geral do ICEPi, Erico Sangiorgio, deu as boas-vindas aos novos membros do Qualifica-APS e destacou a importância da atuação desses profissionais para a APS no Espírito Santo, com a missão de compreender as realidades locais e direcionar suas atuações para solucionar essas demandas específicas. “A Atenção Primária é um dos focos do ICEPi para este ano. Por isso, vocês estão assumindo essa missão, que é complexa, mas muito gratificante. O instituto está a todo momento ao lado de vocês, então olhem para as questões dos territórios com o viés de inovação”, destacou o diretor-geral, Erico Sangiorgio.
Durante a abertura do evento, o coordenador-médico do Provimento de Profissionais, Silvio José Santana, apresentou o Programa aos profissionais, destacando o papel dos profissionais na promoção do fortalecimento da Atenção Primária. “A formação do Qualifica-APS busca repensar e reorientar a atuação profissional, fazendo a diferença no atendimento à população nos municípios”, disse Santana.
Nesse sentido, uma das ações de fortalecimento da APS do ICEPi, em 2026, é o monitoramento de indicadores com o objetivo de aumentar a resolutividade dos serviços em Saúde na porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é que, por meio do agrupamento de dados dos pacientes, seja possível realizar uma análise preditiva sobre os quadros de saúde das pessoas atendidas, o que impacta diretamente o trabalho dos profissionais do Programa Qualifica-APS.
As vagas do Programa foram ofertadas a partir do edital ICEPi/Sesa nº 066/2025. A carga horária da formação é de 40 horas semanais, dividida em 32 horas nas Unidades de Saúde e oito horas com os docentes-assistenciais.
Os municípios em questão são: Afonso Cláudio; Água Doce do Norte; Alegre; Alto Rio Novo; Anchieta; Apiacá; Baixo Guandu; Barra de São Francisco; Cachoeiro de Itapemirim; Divino São Lourenço; Dores do Rio Preto; Ecoporanga; Guarapari; Ibatiba; Iconha; Itaguaçu; Jerônimo Monteiro; Linhares; Mimoso do Sul; Mucurici; Muniz Freire; Muqui; Pinheiros; Rio Bananal; Rio Novo do Sul; Santa Maria de Jetibá; Santa Teresa; Serra; Sooretama; Vargem Alta; Venda Nova do Imigrante; Viana; Vila Pavão; Vila Velha; e Vitória.
Veja as fotos: https://flic.kr/s/aHBqjCJwwx
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Clarissa Figueiredo / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Wing Costa / Mayra Scarpi / Cecília Ribeiro