25/09/2021 17h14

Municípios capixabas recebem profissionais da Sesa para apoio à vacinação em massa contra a Covid-19 neste sábado (25)

Com mais de 4,5 milhões de doses aplicadas em todo o Estado, entre D1 e D2, dose única e a de reforço, este sábado (25) foi dia de apoiar ainda mais os esforços de todos os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba em prol da imunização contra o novo Coronavírus (Covid-19).

Esta semana teve início a ação de vacinação em massa de norte a sul do Espírito Santo em livre demanda.

As cidades de Marechal Floriano e Guarapari receberam a visita do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e da superintendente de saúde da região Metropolitana, Cybeli Pandini. Junto com os gestores municipais, eles acompanharam a imunização nas salas de vacinação que aderiram à ação de imunização em massa neste final de semana. 

As visitas também aconteceram nos municípios de Aracruz, Apiacá, Colatina, Fundão e São Mateus com a presença dos subsecretários de Estado e superintendentes de Saúde das regiões Norte, Sul e Central, que auxiliaram e acompanharam de perto o empenho dos trabalhadores do SUS. 

Para o secretário da Saúde, as visitas são um combustível a mais no árduo trabalho para garantir a imunização a todos. "Em cada município que passamos temos a confirmação da ampla mobilização pela vacinação no Espírito Santo. Uma estratégia positiva do Governo que, em conjunto com os municípios, está fazendo a diferença. O reflexo desse trabalho é ver todos os dias o Estado entre os cinco que mais estão vacinando no País. Isso é fantástico”, disse.

Nésio Fernandes destacou ainda que todo esse movimento demonstra a preocupação do Governo com a população capixaba.“Além de recebermos vacinas do Ministério, estamos adotando medidas próprias como a importante aquisição de 500 mil doses e o início da vacinação em massa para acelerar a imunização”, pontuou.

Em Marechal Floriano, a Unidade e Centro de Saúde da cidade receberam a visita do secretário e o momento rendeu uma conversa sobre os avanços e necessidades da região. O município já vacinou 96% da população com a primeira dose. Em Guarapari, Nésio Fernandes também participou da vacinação de idosos e adolescentes. A “cidade saúde”  já tem mais de 138 mil doses aplicadas na população desde o início da campanha e conta com 11 unidades abertas para imunização contra a Covid-19 neste sábado.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização de Marechal Floriano, Maria Angélica Signorelli Lavagnoli Rossini, a expectativa é chegar a 100% da população imunizada nos próximos dias. “Avançamos muito com a vacinação em massa. Os mutirões estão nos possibilitando vacinar cerca de 500 pessoas por dia. A população tem aderido muito bem e a expectativa é grande para os próximos dias. Agradecemos ao Governo do Estado por todo apoio e suporte”, ressaltou.

Gratidão marca a manhã dos capixabas vacinados

O sentimento mais compartilhado na manhã deste sábado nos pontos de vacinação foi o de gratidão. Gratidão pela dose aplicada no braço, pela proteção que o imunizante traz e também pela vida.

O senhor João Strela, de 77 anos, morador de Marechal Floriano, acordou cedo para receber a dose de reforço. “Minha gratidão à Deus e ao Governo por estar vivendo este momento. Vi amigos perderem suas vidas e se não fossem as vacinas a tragédia seria muito pior. Eu que sempre gostei de sair e papear, tive que ficar um ano preso dentro de casa por conta dessa doença. Sou viúvo e pra mim esse foi um período muito triste, horrível. Mas agora é um alívio ser imunizado e poder ficar mais tranquilo. E pode deixar que vou me comportar, sei que ainda não dá pra esquecer da máscara e dos outros cuidados”, disse.

Um dos adolescentes que foram vacinados neste final de semana foi Rafael Lemck Carvalho, de 13 anos.  Ele também foi imunizado pelo secretário da Saúde. A mãe que o acompanhava se emocionou. “É um momento de fé. Representa tanto pra mim ver meu filho ser vacinado. Agora a família toda está protegida e isso traz muita tranquilidade pra nós. Só gratidão e alegria” relatou a senhora Terezinha Lemck.

Para a moradora de Guarapari, Sandra Fereguete, a gratidão foi expressa em poder levar a mãe, dona Maria da Penha, de 86 anos, para receber a dose de reforço. “Esperamos muito o momento de vacinar a minha mãe e agora ter a oportunidade de dá-la uma dose de reforço é gratificante. Estamos muito felizes e com a esperança de dias melhores renovada”, afirmou.

Mais vacinas chegaram ao Estado nesta sexta (24)

O Espírito Santo recebeu, no final da noite dessa sexta-feira (24), mais 88.460 doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Dessas, 73.710 doses são da Pfizer/BionTech, e 14.750 da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford). Os imunizantes serão destinados para aplicação de D1, D2 e doses de reforço.

As vacinas foram encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio e serão distribuídas aos municípios da região Metropolitana e às regionais de Saúde Norte, Central e Sul na próxima segunda-feira (27).

Segunda dose, dose de reforço e redução para oito semanas da Pfizer

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, pontuou ao longo da semana a importância de se completar o esquema vacinal contra a Covid-19 com as duas doses e também ao público que recebe a dose de reforço.  

“A vacina tem um papel muito importante, pois diminui a gravidade da doença, o risco de internação e de ir ao óbito. Tomar as duas doses é fundamental. Temos 309 mil pessoas que não retornaram para se vacinar com a D2, e meu apelo é para que essas pessoas procurem o serviço de saúde para completar o esquema vacinal”, pediu o subsecretário.

E completou sobre as doses de reforço: “Temos vacinas disponíveis, a pessoa que é responsável pelo idoso e aquele que tem autonomia, procure a unidade de saúde e tome a terceira dose, ela vai ajudar a proteger a sua saúde.”

Reblin também lembrou sobre a redução do intervalo entre a aplicação da primeira e segunda doses da Pfizer para oito semanas. “A disponibilidade de doses neste momento é em função da compra que o governador fez com o Instituto Butantan, o que nos permitiu aplicar as doses que o Ministério nos envia em adolescentes e como reforço nos idosos, além da redução em oito semanas, acompanhando a orientação do Programa Nacional de Imunizações”, declarou.

O imunizante da Pfizer está sendo utilizado para complementação de esquemas vacinais e dose de reforço (60 anos ou mais e imunossuprimidos), além de ser exclusivo para a vacinação dos seguintes públicos: gestantes, puérperas e adolescentes. A estimativa é que na próxima semana aproximadamente 60 mil pessoas estarão aptas a receber a D2 no esquema de oito semanas.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi/ Kárita Iana/ Luciana Almeida/ Thaísa Côrtes/ Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard