23/08/2021 13h24 - Atualizado em 23/08/2021 17h12

Municípios do interior recebem equipe da Sesa em dia de vacinação contra a Covid-19

Dentre as estratégias adotadas pelo Governo do Espírito Santo no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), segue sendo priorizada a vacinação da população capixaba nos 78 municípios do Estado. E é na busca por reforçar a ação que mais contribui com a redução da curva de casos e internações, que uma equipe da Secretaria da Saúde (Sesa), composta pelo secretário Nésio Fernandes e técnicos, segue acompanhando de perto o trabalho de imunização das equipes de saúde de Norte a Sul do Estado.

Nas últimas quinta-feira (19) e sexta-feira (20) as visitas para acompanhar a vacinação in loco ocorreram nos municípios de Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Irupi, Iúna, Muniz Freire. Juntos, os municípios somam mais de 90 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas entre D1 e D2, segundo dados do Painel de Vacinação – Aplicação de Doses desta segunda-feira (23).

Além de conversar com os moradores em atendimento e com os trabalhadores de saúde, o secretário mais uma vez se colocou como vacinador e realizou a imunização de várias pessoas.

“Seguimos trabalhando para manter o bom desempenho do Espírito Santo, porque isso significa termos menos capixabas com agravamentos da doença e cada vez mais a desaceleração da doença no nosso Estado. Uma pena não termos tido uma quantidade maior de vacina antes, mas é extraordinário a capacidade de mobilização que os municípios estão demonstrando. Estou fazendo questão de apoiar de perto os gestores municipais para fortalecer ainda mais a imunização e valorizar todas as equipes que tanto têm se empenhado nessa trajetória”, afirma Fernandes.

Em todos os municípios, a equipe da Sesa ouviu as necessidades da região, além de visitar Hospitais e unidades de saúde.

“A presença física do secretário nos municípios impulsiona e mobiliza a nossa equipe, é um incentivo aos profissionais, mostrando que o gestor está presente. É uma oportunidade para termos um diálogo mais próximo, falando dos nossos anseios e dificuldades, além dele poder conhecer a nossa realidade de perto”, destacou a secretária municipal de Saúde de Muniz Freire, Rita de Cássia Fontes.

Além disso, lideranças das cidades agradeceram o apoio e enfatizaram que o Espírito Santo se tornou referência no Brasil no enfrentamento à pandemia. “Um grande legado será deixado na saúde pública capixaba e isso é fruto do importante trabalho de enfrentamento realizado pelo Governo do Estado", disse a secretaria municipal de saúde de Santa Maria de Jetibá, Silene Belz.

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos