Música e visitas especiais celebram o Natal no Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’
Esperança, música, reflexão, visitantes especiais e muito amor: foi assim que os pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória, comemoraram o Natal. O mês de dezembro foi repleto de música, decoração especial e visitas ilustres, tornando o fim de ano mais leve, acolhedor e reforçando a missão de cuidar de forma integral, uma das premissas do São Lucas.
Uma missa celebrada na capela do hospital abriu o mês de dezembro e deu início às festividades. Na sequência, dez apresentações musicais variadas, desde violino e teclado até a presença de harpa, flauta, saxofone, violoncelo e coros de diferentes denominações religiosas se dividiram ao longo do mês. Os pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital não escondiam a alegria com a surpresa, já que as apresentações aconteciam sem anúncio prévio e em diversos locais do hospital.
Os corredores receberam uma decoração especial, assim como o refeitório. Logo na entrada, uma árvore da gratidão deixava visíveis os motivos pelos quais quem passava por ali era grato.
A acompanhante Lucia Del Puppo Martins fez questão de registrar sua satisfação com as ações do hospital durante o período que esteve com a avó internada. “Eu ouvi uma música linda inundando todos os cantos e isso me deixou muito comovida, acolhida e em paz. Depois, comecei a perceber que o hospital estava decorado e fiquei ainda mais encantada. A gente não esperava encontrar algo assim, foi uma surpresa. Só temos a agradecer pelo tratamento de primeira e todo esse cuidado também com a parte emocional”, comemorou Lucia.
Na ocasião, quem estava se apresentando era o grupo vocal de câmara da igreja Batista em Mata da Praia, sob a regência do maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Estado, Sanny Souza.
“Quisemos trazer um repertório diferente, chamado “Natal Pop”, para abrilhantar a festa e dar a oportunidade de quem está por aqui ter acesso a um número musical complexo, compacto e belo. A música, assim como o Natal, traz esperança. E essa é a nossa mensagem. Estamos muito felizes em estar aqui compartilhando esse momento com pacientes, acompanhantes e funcionários, todos muito carinhosos ao nos recebes”, completou o maestro.
A figura tradicional do Natal também não podia faltar: o Papai Noel. Esbanjando simpatia, o bom velhinho esteve nas Unidades de Internação, Pronto-Socorro e até mesmo nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Além da presença ilustre, ele também distribuiu panetones produzidos no próprio hospital pela equipe da Talievi, responsável pela alimentação do São Lucas.
Os doutores de patas Guiné, Aslam, Otto, Maria Flor e Logan também cumpriram sua missão de alegrar o Natal no hospital. Vestidos com roupas natalinas, eles esbanjaram simpatia, roubaram a cena e muitos sorrisos. Foi a segunda visita dos cães da ONG Doutores de Patas ao hospital.
Para fechar o ano, uma celebração religiosa realizada pela capelã hospitalar Elizabeth Pavão foi realizada no auditório do hospital. O momento foi de grande emoção, união e sensação de dever cumprido ao recordar o ano de vitórias, conquistas e planejar os próximos passos e projetos do Hospital São Lucas em 2025.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de imprensa do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’
Rayza Fontes