Mutirão de doação de medula óssea cadastra quase 900 no Estado

Neste sábado (16), aconteceu nos hemocentros do estado o mutirão para cadastro de doadores de medula óssea. A ação ocorreu para celebrar o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. No Espírito Santo, os hemocentros participaram realizando cadastros durante o sábado, totalizando 878 cadastros.
A maior parte desses cadastros ocorreu no município de Linhares, totalizando 518 durante o mutirão. Em Cachoeiro de Itapemirim, aconteceu a Feira da Saúde, que contou com funcionários do Hemoes de Vitória e com a ajuda da Rotary Clube. Foram 296 cadastros durante o sábado e domingo.
Em Vitória, o passeio ciclístico aconteceu pela manhã saindo da Praia de Camburi com chegada no Hemoes. Foram 15 cadastros no dia. No município de São Mateus, o passeio ciclístico saiu da Praça São Benedito, no Centro, seguindo para o hemocentro, foram 35 cadastros no dia.
Em Colatina, grande número de ciclistas compareceram ao passeio que partiu do Batalhão da Polícia Militar até o hemocentro. Ao final do passeio, 14 pessoas se cadastraram como doadores de medula óssea.
O que é medula óssea?
Segundo o site oficial do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), a medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que fica no interior do osso, popularmente conhecido como “tutano”. Ela tem importante função no desenvolvimento das células sanguíneas, isso porque é nela que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos) e as plaquetas.
Os leucócitos defendem o organismo humano contra infecções. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para todas as células do organismo e devolvem o gás carbônico para os pulmões para ser expirado. E as plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.
Funcionamento
A ação celebrando o dia mundial de doação de medula óssea não é a única ocasião para cadastrar interessados em fazer a doação. Os hemocentros do interior do estado estão abertos de segunda a sexta, e no hemocentro de Vitória, de segunda a sábado para receber todos que tiverem vontade se ser um doador de medula óssea.
O coordenador do hemocentro de Colatina, José Carlos Tosato ressalta a importância dos cadastros. “Quanto maior o número de cadastrados, maior a chances de encontrar doadores compatíveis com os pacientes que aguardam o transplante e anseiam por mais qualidade de vida”, reforçou.
O Hemoes de Vitória fica na Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábado, das 7h às 18h.
O Hemoes de São Mateus fica na Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.
O Hemoes de Colatina fica na Rua Cassiano Castelo, s/nº, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
O Hemoes de Linhares fica na Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, mas neste sábado o funcionamento será até as 16 horas, somente para cadastro de doadores de medula óssea.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643