22/03/2019 08h00

No Dia Mundial da Água, saiba a importância da ingestão de líquido para a saúde

Beber água parece uma tarefa tão comum que muitas vezes não nos damos conta de sua importância, mas ingerir aproximadamente dois litros de água ao longo do dia pode evitar muitos problemas de saúde. O alerta para a importância do consumo da água vem justamente no Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22).

A nutricionista, especialista em nutrição clínica que atua na linha de cuidado da pessoa com doença renal crônica da Sesa, Raiany Boldrini Christe Jalles, destacou que a água é essencial para a vida e participa de praticamente todas as reações metabólicas do organismo. “Ela constitui a maior parte do peso do nosso corpo, podendo variar de 45 a 75% deste peso, a depender da idade e sexo, sendo considerado em média 60% para adultos”, disse.

Ela explicou que devido à sua importância, existem recomendações da quantidade a ser ingerida diariamente, de acordo com o sexo e ciclo de vida. Segundo as normas de Ingestão Diária Recomendada (DRIs do Instituite of Medicine), meninos de 14 a 18 anos podem necessitar de 3,3L/dia, enquanto que meninas da mesma faixa etária necessitariam de 2,3 litros considerando as diferenças metabólicas que ocorrem com a variação de sexo. Contudo, de uma forma geral a Organização Mundial da Saúde orienta o consumo para adultos saudáveis de, ao menos, dois litros por dia.

“É importante ressaltar que a água ingerida não pode ser inferior àquela eliminada pela urina, fezes, transpiração e respiração. Sendo assim, podemos perceber rapidamente que a quantidade de água que deve ser ingerida varia de pessoa para pessoa, dependendo de suas atividades diárias e de seu estado de saúde. Uma pessoa que faz exercícios físicos e, consequentemente, perde muita água pela transpiração necessita de maior hidratação quando comparada a uma pessoa que passa grande parte do dia em repouso. Uma maior hidratação também é recomendada para pessoas com queimaduras, com diarreia prolongada, febre, que consomem álcool, que fazem uso de diuréticos e diabéticos”, exemplificou.

Cuidados com a desidratação

A desidratação é uma condição complexa que se caracteriza pela redução da água corporal. Ela pode acontecer quando há redução da ingestão, quando há aumento da perda de água (como nos casos de diarreia, febre) ou associação dos dois fatores.

Para pessoas com dificuldade em ingerir água, pode-se aumentar o consumo de alimentos ricos em água. A água presente nas comidas é extremamente variável, sendo em torno de 80% da composição de sopas, frutas e vegetais. Pode ser obtida também através de todas as bebidas ingeridas, fazendo parte de cerca de 90% ou mais da composição destas, como sucos naturais, chás, iogurtes naturais, leite e café.

“Toda água ingerida através de alimentos sólidos ou líquidos é digerida e absorvida pelo trato gastrointestinal, sendo depois distribuída nos espaços corporais. Contudo, é preciso dar preferência a água pura, pois líquidos como refrigerante e sucos industrializados possuem açúcares e conservantes que podem ser prejudiciais à saúde. Uma boa dica é ter uma garrafa de água sempre em mãos”, orientou.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard